os pratos preferidos da rainha isabel II

    Ao contrário do que seria de esperar, a Rainha não comia salmão fumado, foie gras e caviar todos os dias. Isabel II tinha gostos muito simples. Comia para viver, ao contrário do seu marido, o príncipe Philip, que adorava comer e que, segundo Darren MacGrady, o ex-chef do Palácio de Buckingham, poderia estar a falar de comida o dia todo. A refeição preferida da Rainha era claramente o chá das cinco. 

    queen-elizabeth-tea.webp

    Não dispensava a sua chávena de chá onde quer que estivesse: podia estar sozinha no Palácio de Buckingham, em Balmoral de férias, a receber os netos, numa festa no jardim com 6 mil pessoas, ou numa visita oficial à Austrália que a monarca se sentava às 5 da tarde para o seu chá acompanhado dos seus doces preferidos: o famoso bolo de chocolate com bolacha do qual ela própria fazia questão de cortar uma fatia, miniaturas como mini éclairs de chocolate, bolos de fruta, banana bread, bem como mini sanduíches aparadas com pepino e salmão fumado, ovos e maionese ou as famosa “jam pennies” que são mini sanduíches redondas recheadas com compotas, cortadas em círculos para recriar um penny inglês. Tudo isto acompanhado pelo seu chá preferido: Earl Grey. 

    A hora do chá era talvez a refeição mais extravagante da rainha. De resto, os pratos de que mais gostava eram frugais e simples. Segundo o ex-chef de cozinha do Palácio de Buckingham, Darren MacGrady, a Rainha adquiriu estes hábitos simples por ter crescido durante os tempos austeros da II Guerra Mundial.

    2.webp

    Isabel II começava sempre o dia com o seu chá Earl Grey (sem leite nem açúcar) e bolachas. Só depois é que tomava o pequeno-almoço, que podia incluir fruta e cereais (Special K, Weetabix ou Quaker Oats), que preferia servidos num tupperware porque considerava que os mantinha mais frescos. Às vezes, optava por torradas com compota de laranja (a famosa “marmalade”) e, de vez em quando deliciava-se com ovos mexidos, salmão fumado e trufa. Os ovos tinham de ser de casca castanha porque, segunda a rainha, sabiam melhor.

    marmalede.webp

    Isabel II evitava os hidratos às refeições, por isso, ao almoço gostava de peixe grelhado com legumes, como espinafres e courgettes, ou frango grelhado com salada. E, ao jantar, as opções variavam entre carne e caça, como veado, servidos com um molho de cogumelos, natas e whisky.

    jantar rainha.webp

    A sua fruta preferida eram os morangos de Balmoral e pêssegos do Castelo de Windsor, mas, de longe, a sua maior paixão era, sem sombra de dúvida, o chocolate. O dia terminava sempre com uma taça de champanhe.

    champanhe.webp

    Um brinde a Sua Majestade,

    Ela

     

    fotos: d.r.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *