Hoje aconteceu um milagre nesta casa: acordei antes do resto da família. E pensei que, afinal, os elementos da nossa querida equipa de futsal são uns anjos. Por isso, decidi fazer-lhes uma surpresa e preparar-lhes um pequeno-almoço diferente. Descobri neste blog uma receita que me fez lembrar a minha avó e achei que era um ótimo pretexto para a recordar à mesa: ovos cocotte. Adoro o nome. É snob demais para ser verdade.
Ingredientes
Para 6 pessoas
- 2 colheres de sopa de manteiga
- 1/4 de chávena de natas
- Sal e pimenta
- 6 ovos
- 1 colher de sopa de azeite
- 1 molho de brócolos escaldado
- 170 g de cogumelos cantarelos
- 1 colher de sopa de tomilho
- 3 folhas grandes de salva
- 1 chalota picada
Aqueça o forno a 190ºC. Espalhe a manteiga por seis tigelas pequenas e tempere com sal e pimenta. Distribua uma colher de sopa mal cheia de natas por cada tigela. Ponha de parte. Aqueça o azeite numa panela pequena em lume médio-alto e junte os cogumelos, o tomilho e a salva. Deixe cozinhar, durante 3 a 5 minutos, até os cogumelos ficarem macios. Depois divida a mistura pelas seis tigelas e abra um ovo no topo de cada uma. Coloque as tigelas num tabuleiro de ir ao forno e encha-o de água até ficar a metade da altura das tigelas. Coloque o tabuleiro no forno, de forma cuidadosa, para não deixar que a água entre nas tigelas. Espere entre 10 a 15 minutos ou até começar a aparecer o branco da clara, mas a gema tem de continuar mole.
Claro que este prato de dieta tem pouco. Mas pelo menos não tem pão. Quer dizer, molhar uma torradinha nestes ovos é irresistível… Paciência, regresso à dieta amanhã. Os miúdos deliraram. O meu querido Marido Mistério ainda está de boca aberta com os meus recentes dotes culinários. Ainda não acredita que fui eu!
Bom fim de semana,
Ela
receita e fotos: bakers royale