Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

ovos escalfados com iogurte e manteiga picante, um pequeno-almoço diferente e quase saudável

Sabe como é que se chama esta receita que descobri no blog da Martha Stewart? Cilbir. É um pequeno-almoço tradicional turco e é totalmente a minha cara. Que ideia de génio juntar ovos escalfados a um iogurte cremoso! Parece que é uma tradição que vem desde o século XV e era o pequeno-almoço preferido dos sultões otomanos. A gema do ovo a misturar-se no iogurte é um momento único no paladar de um ser humano. Vale a pena experimentar e demora apenas 25 minutos a fazer.

Só precisa de iogurte grego, um dente de alho picado, cebolinho picado, sal e pimenta preta moída, manteiga sem sal, paprica, uma pitada de pimenta caiena e dois ovos grandes.

Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 2 pessoas, espreite aqui a receita original.

c142405782faa4f9522863fe9f097965.jpg

 

Comece por misturar numa taça o iogurte, o alho e o cebolinho. Tempere com sal e pimenta.

Entretanto, derreta a manteiga num tacho pequeno. Junte a paprica e a pimenta caiena. Retire do lume e tape para não deixar arrefecer.

Agora, faça os ovos: encha uma panela com água e deixe ferver. Depois, reduza para lume brando. Abra um ovo para uma chávena de café e deixe deslizar com cuidado para a água a ferver. Repita o processo com o outro ovo. Deixe cozinhar até as claras ficarem brancas e a gema ainda cremosa, durante cerca de 3 minutos. Nessa altura, transfira os ovos, com a ajuda de uma escumadeira, para um prato forrado com papel de cozinha.

Divida a mistura de iogurte pelos pratos que vai servir. Ponha os ovos por cima e finalize com a mistura da manteiga derretida. Tempere com pimenta e rebentos de cebolinho, e sirva.

 

Uma ótima semana,

Ela

 

receita e foto: martha stewart