Hoje dispenso as panquecas do costume e vou atirar-me a estes ovos gratinados que andam a tentar-me há dias consecutivos. Não resisto a este aspeto. Tenho muita pena. Eu sei que sou uma fraca, mas esta receita do site Food52 é perfeita para um brunch de sábado. Ainda por cima é fácil de fazer.
Só precisa de ter em casa manteiga, farinha, leite aquecido, sal e pimenta, espinafres baby, fatias de bacon cortadas em pequenos pedaços, tomate cherry cortado ao meio, queijo gruyère ralado, pão ralado tostado e ovos.
Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 2 a 4 pessoas, espreite aqui a receita original.
Comece por fazer o molho béchamel: derreta a manteiga num tacho em lume médio brando. Junte a farinha e misture durante 1 a 2 minutos.
Acrescente o leite quente lentamente, mexendo constantemente, e deixe cozinhar até o molho engrossar. Tempere com sal e pimenta preta. Retire do lume, tape e reserve.
Aqueça agora uma frigideira, em lume médio alto, e junte o bacon. Salteie até ficar ligeiramente acastanhado, retire da frigideira, deixando o excesso da gordura na frigideira.
Adicione os espinafres e deixe saltear até começarem a murchar. Retire e reserve.
Coloque agora o tomate na frigideira quente e salteie até o tomate começar a rebentar e ficar macio. Reserve.
Pré-aqueça o forno a 220º C.
Unte as travessas ou os ramequins que vai usar.
Espalhe o pão ralado pelo fundo de cada travessa ou ramequim. A seguir, disponha os espinafres. Depois, os pedaços de bacon e o tomate.
Coloque 3 colheres de sopa do molho béchamel por cima, em cada travessa ou ramequim.
Crie um buraco no meio e abra um ovo com cuidado para dentro da travessa ou ramequim. Espalhe mais molho béchamel à volta dos ovos.
Coloque as travessas ou ramequins num tabuleiro e leve ao forno durante 10 minutos.
Rale o queijo enquanto os ovos estão no forno.
Retire o tabuleiro do forno e coloque-o na função de grelhador.
Espalhe o queijo ralado por cima dos ovos e volte a colocá-los no forno durante mais 1 minuto.
Sirva com fatias de pão tostado.
Um ótimo fim de semana,
Ela
receita e foto: food52