Estes ovos no forno com crème fraîche e salmão fumado são um brunch chiquérrimo para hoje. Aliás, como hoje é domingo, merecemos um pequeno-almoço sofisticado, elegante e fácil de fazer. Além disso, esta receita do New York Times está ao nível de um brunch do Ritz e também pode ser um jantar leve de domingo: o chamado brinner. Uma coisa é certa: se servir estes ovos no forno com crème fraîche e salmão fumado com umas tostas ou uns croissants, vai chegar ao paraíso.
Ingredientes
Para 6 pessoas
- 2 colheres de sopa de manteiga sem sal, mais um pouco para untar as formas
- 160 g de chalotas em rodelas finas (2 a 3 chalotas)
- ½ colher de chá de sal marinho fino
- 180 ml de natas
- 80 ml de crème fraîche
- 1 colher de sopa de endro fresco picado, mais um pouco para servir
- ½ colher de chá de raspas finas de limão
- 12 ovos grandes, à temperatura ambiente
- Pimenta preta moída na hora
- 115 gramas de salmão fumado
Preparação
Antes de mais, pré-aqueça o forno a 200º C, e unte 6 ramequins com manteiga. A seguir, coloque-os num tabuleiro de forno.
Entretanto, derreta 2 colheres de sopa de manteiga numa frigideira em lume médio. Depois, adicione as chalotas, tempere com sal e cozinhe, durante 7 a 10 minutos, até ficarem macias, reduzindo o lume se necessário, para garantir que não queimam.
A seguir, junte as natas, o crème fraîche, o endro e as raspas de limão. Tempere com sal novamente e retire do lume.
Depois, divida a mistura pelos ramequins.
Entretanto, adicione 2 ovos a cada ramequim e uma colher de sopa de natas por cima de cada, e tempere com sal e pimenta.
A seguir, leve ao forno, durante 12 a 16 minutos, até às claras dos ovos estarem cozinhadas, mas a gema ainda líquida. Os ovos vão parecer mais cozinhados nos lados do que no centro, mas é o suposto, já que vão continuar a cozinhar quando os tirar do forno.
Finalmente, retire os ramequins do forno e sirva quentes, adicionando um bocadinho de salmão fumado e endro em cada ramequim.
Um ótimo domingo,
Ela
receita e foto: new york times