Ontem foi dia de acordar tarde e a más horas. Depois de uma noitada (a idade já não perdoa!) passámos o dia, deitados de sofá em sofá até voltarmos a adormecer. Uma miséria. E com os pais KO, os nossos filhos tomaram conta da cozinha. Só que, desta vez, inexplicavelmente, não se juntaram para fazer asneiras! Fizeram-nos esta maravilhosa surpresa que descobri há uns dias no blog Fork Knife Swoon. E estava tão bom mas tão bom que quase derramei uma lágrima de emoção e orgulho.
Eu já tinha comprado os ingredientes, porque andava a implorar ao meu querido Marido Mistério para fazer esta receita. A nossa equipa de futsal só teve de ir à despensa e ao frigorífico porque estava lá tudo: azeite, alho picado, folhas de espinafres e folhas de acelga cortadas em pequenos pedaços, ovos, natas, queijo Parmesão ralado, sal e pimenta preta moída.
Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 2 pessoas, espreite aqui a receita original.
Pré-aqueça o forno a 200º C. Parta os ovos para tacinhas pequenas com cuidado para deixar as gemas intactas. Reserve.
Numa frigideira grande, aqueça o azeite em lume médio-alto até começar a ferver. Junte o alho e deixe cozinhar durante 1 ou 2 minutos, até começar a ficar acastanhado. Junte os espinafres e a acelga, e deixe cozinhar, mexendo de vez em quando, até as folhas começarem a murchar mas ainda sem perderem o aspeto verde e brilhante, durante 2 a 3 minutos.
Retire os vegetais do lume e divida-os por dois ramequins ou por duas taças próprias para ir ao forno. Ponha dois ovos em cada um, divida as natas pelos ramequins, finalize com o queijo Parmesão ralado e tempere com sal e pimenta. Leve ao forno durante 10 a 15 minutos até as natas começarem a borbulhar e os ovos estarem no ponto que gosta. Sirva logo.
Um resto de uma ótima e curta semana,
Ela
receita e foto: fork knife swoon