Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Casal Mistério

Casal Mistério

ovos no forno com espinafres, presunto e parmesão, o almoço ideal para quem ainda está em teletrabalho

19.03.21

Nós estamos e estaremos em teletrabalho. Mesmo quando desconfinarmos de vez, já não voltamos ao escritório. Confesso que estou a gostar desta nova rotina. Posso acordar mais tarde, almoçar à hora que me apetece, começar e acabar de trabalhar quando quero e não tenho de pegar no carro, apanhar trânsito, pagar estacionamento e gasolina, enfim, as vantagens são muitas. A única e grande desvantagem é minha proximidade com a cozinha. Mas isso cabe-me a mim fazer  um exercício de autocontrolo, não é verdade?

Digo isto com uma leviandade estonteante, como se fosse fácil, quando tenho um Marido Mistério que não só adora cozinhar como ainda gosta mais de comer. E quando eu tento comer uma salada ou uma sopa ao almoço, o que é que Ele me sugere? Tentações como estas do blog The Forked Spoon. Estes ovos com espinafres e presunto são tão bons que é impossível resistir. Ficam prontos em meia hora e é um ótimo almoço se estiver a trabalhar de casa porque pode fazer doses individuais.

Só precisa de ter em casa manteiga, chalotas picadas, espinafres baby, sal, fatias de presunto fininhas, ovos, natas, queijo parmesão ralado, cebolinho ou salsa picada, pimenta preta moída e pão torrado para servir.

Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 3 pessoas, espreite aqui a receita original.

bakedeggswithspinachandpancetta-1.jpg

 

Pré-aqueça o forno a 180º C e unte cada ramequim ou mini cocotte com manteiga ou azeite. Reserve.

Derreta a manteiga numa frigideira, em lume médio alto. Junte as chalotas picadas e salteie até ficarem macias e cozinhadas. Adicione os espinafres e tempere-os com uma pitada de sal. Cozinhe os espinafres até começarem a murchar, durante 3 a 4 minutos. Retire do lume.

Divida a mistura dos espinafres com as chalotas pelos ramequins e ponha por cima uma fatia de presunto.

Abra dois ovos para dentro de cada ramequim seguidos de uma colher de sopa de natas e uma colher de sopa de queijo parmesão.

Disponha os ramequins num tabuleiro alto próprio para ir ao forno. Encha o tabuleiro de água de forma a chegar a cerca de 1/3 da altura dos ramequins.

Leve ao forno durante 10 a 15 minutos ou até as claras dos ovos ficarem brancas mas as gemas ainda líquidas.

Retire do forno e decore com umas lascas de parmesão, cebolinho fresco picado e tempere com pimenta preta moída.

Se puder e não estiver em dieta como eu, sirva com uma torrada para mergulhar nesta maravilha.

 

Uma ótima sexta-feira,

Ela

 

receita e foto: the forked spoon