Já contei aqui que o meu querido Marido Mistério adora anunciar aos nossos filhos que foi Ele que me apresentou a muitas iguarias gastronómicas. Pois Ele diz que, se não fosse Ele, eu nunca teria experimentado lingueirão ou crepes blinis (que amoooor) e, na sua última loucura, diz que foram os ovos quentes. Ahahahahah! Logo Eu que sou perita a fazer ovos quentes! Sim, eu sei que sou um desastre na cozinha mas há poucas coisas que eu não falho à frente de um fogão: a fazer arroz (faço melhor do que Ele, shiuuu! Não lhe digam nada) e a fazer ovos. Todos. Sei fazer todos bem (modéstia à parte). A começar obviamente por ovos quentes, por cuja confeção eu já deveria ter sido distinguida há muito tempo com variadíssimas estrelas Michelin.
Como hoje é quase feriado (agradecida, Dr. António Costa), vou ter tempo para mostrar os meus dotes culinários a fazer ovos quentes mas com um twist: vou seguir esta receita do blog La Cuisine de Nathalie que inclui uns deliciosos palitos de salmão fumado a acompanhar. Esta versão nunca experimentei, confesso, mas infelizmente quem me ensinou não foi Ele e sim a preciosa Nathalie. Só vou precisar de ovos, salmão fumado, pão (alentejano de preferência), manteiga, sal e pimenta. Se quiser saber as quantidades certas destes ingredientes para 4 pessoas espreite aqui a receita original.
Corte o pão em fatias e faça torradas. Depois, tire-lhes as côdeas, barre-as com manteiga e corte-as em palitos. Corte as fatias de salmão do mesmo tamanho dos palitos e estenda-as por cima da manteiga. Ao mesmo tempo, ponha um tacho com água ao lume. Quando a água estiver a ferver, coloque cuidadosamente os ovos e conte precisamente 3 minutos (para ficarem com a gema líquida e a clara branca). Com a ajuda de uma escumadeira, retire os ovos da água e sirva-os nos copinhos próprios para ovos quentes, rodeados dos palitos de salmão fumado. Deixe que cada pessoa abra logo o seu ovo (para não continuarem a cozer) e tempere com sal e pimenta a gosto. Vá molhando os palitos na gema e vai ver se não é um brunch de sonho.
Um ótimo quase feriado,
Ela
receita e foto: la cuisine de nathalie