Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

palitos estaladiços de batata doce no forno, o petisco mais saudável para o fim de tarde

Não há nada mais delicioso do que trincar um palito fininho e estaladiço de batata doce com uma cerveja mini à frente. O problema é que esta casa se transformou no último reduto dos mais extremistas taliban da dieta e por isso vivemos cercados por uma série de regras: não se pode usar óleo, as batatas não podem ser fritas e molhos para mergulhar os palitos de batata doce só se obedecerem a uma série de finos critérios de selecção.

Pode derramar uma lágrima de compaixão à vontade porque a minha vida alimentar é um verdadeiro inferno mistério. Felizmente existem receitas surpreendentes, deliciosas e saudáveis, como esta do fantástico blog Gimme Some Oven, para alegrar os meus dias cinzentos. Trata-se de uns incríveis palitos de batata doce fininhos e estaladiços feitos no forno. Não engordam, não chateiam a minha querida Mulher Mistério e estalam na boca.

Tudo o que vou precisar é de meio quilo de batata doce descascada, azeite, amido de milho (é um dos segredos para elas ficarem estaladiças no forno), alho em pó, paprika, flor de sal e pimenta preta moída no momento. Para saber as quantidades certas de cada ingrediente, consulte a receita original aqui.

 

The-Best-Crispy-Baked-Sweet-Potato-Fries-Recipe-1.

 

O primeiro segredo para uns palitos estaladiços é cortá-los fininhos. Por isso, pegue na batata doce descascada e corte-a em tiras com cerca de meio centímetro de largura. Segunda dica importante para umas batatas estaladiças no forno: mergulhe os palitos em água fria durante, pelo menos, meia hora. Isto vai eliminar o excesso de amido e deixar as batatas bem estaladiças.

Não se esqueça de escorrer os palitos e secá-los bem com a ajuda de uma toalha – os restos de água também deixarão as batatas moles. Coloque os palitos numa taça e envolva-os bem em azeite e depois numa mistura feita com a pimenta preta, o amido de milho, a paprika e o alho em pó. Tem de mexer bem de forma a que os palitos de batata doce agarrem todos os temperos.

Espalhe os palitos de batata doce temperados por cima de um tabuleiro forrado com uma folha de papel vegetal, sem os sobrepor, e leve ao forno, pré-aquecido a 220º C, durante 15 minutos. Retire o tabuleiro, vire todos os palitos (eu sei que dá trabalho virar um a um, mas se os quer ter bem estaladiços, vai ter de ser...) e volte a levá-los ao forno durante mais 10 a 15 minutos, até ficarem estaladiços e tostados nas pontas.

Deixe-os assentarem numa grelha, fora do forno, durante cerca de 5 minutos antes de os temperar com flor de sal e comer. Eu voto num molho de iogurte e alho para acompanhar, o que é que acha?

 

Um óptimo petisco para si onde quer que a batata doce esteja,

Ele

 

receita e foto: gimme some oven