Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Casal Mistério

Casal Mistério

panqueca de maçã e canela para começar o fim de semana a desgraçar a sua dieta

06.06.20

Quem consegue resistir a uma panqueca com este aspeto? Eu não. Imagino que deve estar a perguntar-se: será saudável? Óbvio que não. Mas não faz mal, como diz a minha querida mãezinha, que consegue ter ainda menos força de vontade do que eu para fazer dietas: “um dia não são dias”, que é como quem diz: “todos os dias são ideais para desgraçar qualquer dieta”.

O que é que se pode fazer? É o nosso único defeito: falta de autocontrolo perante a comida. De resto, somos praticamente perfeitas. 

Esta receita do blog Half Baked Harvest é uma tentação e é um ótimo brunch para hoje. Só precisa de ter em casa maçãs cortadas em fatias muito fininhas, açúcar mascavado, manteiga sem sal, ovos, leite, farinha, extrato de baunilha, canela, sal e chantilly para servir. Para o molho de canela, precisa de xarope de ácer, manteiga sem sal, canela e extrato de baunilha.

Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 4 pessoas, espreite aqui a receita original.

Cinnamon-Apple-Puffed-Pancake-1.jpg

 

Pré-aqueça o forno a 230º C.

Disponha ¾ das fatias de maçã no fundo de uma frigideira própria para ir ao forno e espalhe por cima 4 colheres de sopa de manteiga. A seguir, coloque o açúcar mascavado por cima de tudo e leve ao forno (coloque a frigideira na prateleira do meio) durante cerca de 10 minutos.

Enquanto isso, misture no liquidificador, os ovos, o leite, a farinha, o extrato de baunilha, o sal e o resto da manteiga derretida, na potência máxima, durante cerca de 30 segundos a 1 minuto até obter um creme macio. Confira que a massa não ficou com grumos da farinha.

Retire a frigideira do forno. Despeje a massa para cima das maçãs já caramelizadas e volte a colocar no centro do forno durante mais 18 a 20 minutos ou até a panqueca insuflar e ficar ligeiramente acastanhada no topo. Não abra o forno durante os primeiros 15 minutos para não correr o risco da panqueca desinsuflar.

Retire a panqueca do forno e decore com o resto das fatias de maçã, o chantilly e o molho de canela.

Para fazer o molho de canela, só tem de juntar num tacho pequeno o xarope de ácer, a manteiga e a canela e deixar ferver com o lume no máximo. Reduza para lume médio e deixe apurar durante 3 a 5 minutos. Retire do lume e acrescente a baunilha. Sirva quente por cima da panquecas.

 

Um ótimo fim de semana,

Ela

 

receita e foto: half baked harvest