panqueca holandesa com lemon curd, o pequeno-almoço ideal para este fim de semana

    Não há melhor coisa no mundo (ok, se calhar há mais uma ou outra coisa) do que ter uma panqueca gigante quentinha e fofinha a sair do forno mal acordamos. E é isso que me acontece aos fins de semana quando o meu querido Marido Mistério se lembra de fazer receitas como esta do site australiano Gourmet Traveller. É irresistível. Ele sabe que é mais forte do que eu, mas adora desgraçar-me a dieta.

    Esta panqueca – mais conhecida como panqueca holandesa ou alemã – é fofinha e macia e é servida com lemon curd.

    Para fazer esta receita, precisa de ter em casa ovos, leite, natas, manteiga sem sal derretida, farinha, açúcar de confeiteiro e raspas de limão para servir. Para o lemon curd, precisa de ovos, açúcar, sumo de limão e manteiga sem sal.

    Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, espreite aqui a receita original.

    5e0fddc86e2bdf9a70de58058edaedaa.jpg

     

    Comece por fazer o lemon curd: bata os ovos, o açúcar e o sumo numa taça. Aqueça a taça em banho-maria e vá mexendo, durante 4 a 5 minutos, até obter um creme macio e espesso o suficiente para colar nas costas de uma colher. Retire do lume e deixe arrefecer durante 5 minutos. Nessa altura, junte a manteiga, misture, tape e leve ao frigorífico durante 1 hora.

    Entretanto, pré-aqueça o forno a 200º C.

    Bata os ovos com uma batedeira durante 1 a 2 minutos até fazerem espuma. Ainda com a batedeira ligada, junte o leite, as natas e a manteiga. Misture bem até obter um creme macio. Acrescente a farinha, o açúcar e uma pitada de sal. Volte a misturar.

    Aqueça uma frigideira própria para ir ao forno em lume médio alto. Quando a frigideira estiver bem quente, junte o resto da manteiga e agite a frigideira para derreter. Transfira a massa para a frigideira e leve ao forno durante 20 a 25 minutos até a panqueca crescer e ficar acastanhada nas pontas.

    Retire do forno e decore com açúcar de confeiteiro e raspas de limão.

    Sirva com lemon curd por cima.

     

    Um ótimo fim de semana,

    Ela

     

    receita e foto: gourmet traveller

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *