panqueca no forno com queijo e cogumelos, uma receita sem glúten ideal para almoçar em casa

    Ultimamente tenho estado nesta loucura de procurar receitas práticas e originais para o almoço. Isto do teletrabalho é muito bonito mas, meu Deus, haja imaginação para tanta refeição. Já fizemos ovos de mil e uma maneiras diferentes, cada vez que o saudável do meu querido Marido Mistério me propõe uma salada, eu reviro os olhos, por isso, tenho de ter sempre uma carta na manga. E hoje esta receita do site Bonjon Gourmet vai ser o meu grande trunfo: é deliciosa, cheia de queijo mas ao mesmo tempo não tem glúten e é muito fácil de fazer.

    Só precisa de ter em casa ovos, leite, farinha de arroz, farinha de millet, farinha de aveia, sal, pimenta preta moída, queijo cheddar ralado e manteiga, para a panqueca. Para os toppings, precisa de mais manteiga, uma chalota picada, cogumelos cortados em pedaços, vinho branco ou caldo de legumes, uma pitada de sal, rúcula, cebolinho picado, sumo de limão e pimenta preta moída.

    Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 4 pessoas, espreite aqui a receita original.

    mushroom-cheddar-dutch-baby-gluten-free-4.jpg

     

    Pré-aqueça o forno a 220º C.

    Misture os ovos, o leite, as farinhas de arroz, de millet e de aveia, o sal e a pimenta com uma batedeira. Misture tudo muito bem na velocidade média baixa até obter um creme macio. Depois acrescente o queijo e volte a misturar novamente.

    Aqueça uma frigideira com cerca de 25 cm de diâmetro no forno durante 5 minutos.

    Retire do forno e unte o fundo com a manteiga (não ponha nos lados da frigideira para ajudar a panqueca a insuflar).

    Coloque a massa da panqueca na frigideira e leve-a ao forno durante 20 a 25 minutos até ficar macia e dourada.

    Enquanto a panqueca está no forno, derreta a manteiga numa frigideira em lume médio. Junte a chalota e deixe cozinhar, mexendo de vez em quando, até amaciar, durante 3 minutos.

    Adicione os cogumelos, tempere com sal e pimenta e deixe cozinhar, mexendo de vez em quando, até ficarem acastanhados e macios, juntando um pouco de vinho à medida que o molho for secando, durante 10 a 15 minutos.

    Acrescente a rúcula, mantenha ao lume ainda durante 2 a 3 minutos, e finalize com o cebolinho picado, umas gotas de sumo de limão e a pimenta.

     

    Boas receitas,

    Ela

     

    receita e foto: bonjon gourmet

     

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *