Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Casal Mistério

Casal Mistério

panquecas com chocolate derretido por dentro, o brunch mais irresistível para este domingo

18.08.19

Continua a esquizofrenia alimentar nesta casa. Um dia temos tartes sem farinha, no outro temos panquecas deste calibre. Não só levam farinha, como também levam açúcar, manteiga, chocolate e tudo o resto a que um ser humano livre e independente tem direito.

Esta receita do fabuloso blog The Cookie Rookie é absolutamente imperdível. Não quero saber se é calórica, não quero saber se engorda, o que interessa é que eu tenho de provar esta loucura. Além de a massa ser feita com as claras batidas em castelo, o que torna as panquecas estupidamente leves e macias, ainda é recheada com pepitas de chocolate que vão derreter no interior e espalhar-se de forma irresistível por toda a panqueca.

Para fazer esta loucura vai precisar de ovos, farinha, fermento, açúcar, sal, leite (gordo, claro!), extracto de baunilha, extracto de amêndoa, manteiga sem sal derretida e pepitas de chocolate. Para saber as quantidades certas de cada ingrediente, consulte a receita original aqui.

chocoalte-chip-pancakes-chocolate-syrup-6-of-8.jpg

 

O primeiro passo desta divinal receita é bater as claras em castelo. São elas que vão dar uma textura muito mais leve e macia à massa.

Deixe as claras de parte e, noutra taça, bata as gemas com o leite, a manteiga derretida e os extractos de baunilha e amêndoa, durante cerca de dois minutos.

Misture agora a farinha com o açúcar, o fermento e o sal e mexa tudo muito bem com os ovos batidos. Envolva finalmente as claras em castelo na massa, com a ajuda de uma espátula. Mas tenha cuidado para não mexer demasiado, caso contrário a massa vai perder volume – não precisa de ficar tudo bem ligado.

Chegou o momento de cozinhar as panquecas. Aqueça uma frigideira com um pouco de manteiga e deite uma pequena quantidade de massa no meio. Deixe cozinhar. Assim que começarem a formar-se bolhas à superfície da massa, espalhe as pepitas de chocolate pelo topo. Deixe cozinhar mais um pouco. Só quando as pequenas bolhas do topo começarem a rebentar, é que deve confirmar se o fundo da panqueca está cozinhado e dourado. Vire a panqueca com cuidado e deixe cozinhar o outro lado. As pepitas de chocolate vão derreter dentro da massa e espalhar-se de forma irresistível pelo recheio das panquecas.

Repita estes passos até acabar a massa.

Sirva as panquecas com mais chocolate derretido por cima e umas natas batidas. Também pode colocar uns mirtilos e umas framboesas frescas que fica delicioso.

 

Umas óptimas panquecas para si onde quer que a dieta esteja,

Ele

 

receita e foto: the cookie rookie