panquecas com crème fraîche, banana, mirtilos e avelãs tostadas, uma receita de perder a cabeça

    Não, infelizmente, esta não é uma receita light. É uma receita para me desgraçar toda, mas hoje é domingo, por isso, estou perdoada. Alguém consegue resistir a umas panquecas com este aspeto? Eu não. Eu sei que não sou um exemplo de força de vontade mas, ainda, por cima, esta receita do blog Kitchen Konfidence usa crème fraîche para fazer a massa. Tenho mesmo de experimentar!

    Para fazer esta maravilha, vou precisar de farinha, açúcar, fermento, sal, leite, crème fraîche, ovos, extrato de baunilha e manteiga para derreter na frigideira. Como toppings, vou usar xarope de ácer, rodelas de banana, mirtilos frescos e avelãs tostadas sem pele.

    Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 4 pessoas, espreite aqui a receita original.

    Creme-Fraiche-Pancakes-5.jpg

     

    Comece por misturar numa taça a farinha, o açúcar, o fermento e o sal. Numa outra taça, misture o leite, o crème fraîche, os ovos e a baunilha. Depois junte os ingredientes líquidos aos ingredientes secos e misture bem. Se tiver tempo, deixe a massa assentar durante 30 minutos.

    Entretanto, aqueça uma frigideira em lume médio-alto. Derreta a manteiga e faça as panquecas. Coloque um pouco da massa no centro da frigideira e agite a frigideira para que a massa forme um círculo. Quando a panqueca começar a borbulhar em cima, ao fim de 1 a 2 minutos, vire-a ao contrário. Deixe cozinhar durante mais 1 minuto até ficar dourada. Repita o processo até acabar com a massa.

    Se quiser, pode ir guardando as panquecas no forno, pré-aquecido a 80º C, à medida que forem ficando prontas. Sirva acompanhadas de rodelas de banana e de mirtilos. Finalize com um fio de xarope de ácer e umas avelãs tostadas. Não espere mais! Não deixe arrefecer! Aproveite porque infelizmente amanhã já é segunda-feira outra vez…

     

    Um ótimo domingo,

    Ela

     

    receita e foto: kitchen konfidence

     

    3 comentários em “panquecas com crème fraîche, banana, mirtilos e avelãs tostadas, uma receita de perder a cabeça

    1. Olá, Paula
      Não é bem a mesma coisa. Apesar de feito a partir de natas fermentadas, o crème fraïche tem uma consistência bastante mais espessa do que as natas. Se não conseguir comprar no supermercado e se não quiser fazer em casa, eu preferia substituí-lo por iogurte grego do que por natas. Mas não fica exactamente igual…
      Depois diga-nos o que achou.

      Obrigado,
      Ele

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *