Ah e tal, uma blogger não tem fins de semana nem feriados. Está sempre a trabalhar, é verdade. Mas quem corre por gosto não cansa. Além disso, verdade seja dita, eu não sou blogger. Tenho uma profissão que adoro, que também não sabe muito bem o que é isso dos fins de semana.
No fundo eu sou uma espécie de Violet Crawley, da série Downton Abbey, quando perguntava boquiaberta e horrorizada:
– What is a weekend? – Só que em versão pobre e da classe trabalhadora. E mais nova, vá.
Por isso aqui estou eu, em pleno feriado, a sugerir a receita ideal para alegrar a sua manhã: umas saudáveis e deliciosas panquecas de aveia e avelã sem açúcar, que descobri no ótimo site australiano Cooked.
Só precisa de flocos de aveia, avelãs moídas, farinha integral com fermento, azeite, ovos e leite para as panquecas propriamente ditas. Para o molho de frutos vermelhos, vai precisar de uma mistura de frutos vermelhos congelados, sumo de uma laranja e xarope de ácer.
Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para cerca de 12 panquecas, espreite aqui a receita original.
Comece por fazer o molho, colocando os frutos vermelhos e o sumo de laranja num tacho em lume médio baixo durante cerca de 10 minutos ou até os frutos vermelhos ficarem macios. Junte o xarope de ácer, mas é opcional. Se preferir, pode bater com a varinha mágica e transformar o molho numa espécie de puré, ou então sirva assim mesmo.
Para fazer as panquecas, triture primeiro os flocos de aveia numa liquidificadora e transfira-os para uma taça com as avelãs moídas e a farinha integral. Faça um buraco no centro.
Junte o azeite, os ovos e o leite e comece a misturar aos poucos os ingredientes líquidos com os secos. Se a massa ficar demasiado espessa, acrescente um pouco mais de leite.
Aqueça uma frigideira anti-aderente em lume médio. Faça as panquecas uma a uma, colocando um pouco da massa no centro da frigideira, formando um círculo. Deixe cozinhar 2 a 3 minutos de cada lado ou até ficarem douradas. Transfira para uma travessa e mantenha-as quentes no forno enquanto faz as restantes.
Sirva-as ainda quentes com o molho de frutos vermelhos por cima.
Leia ainda:
- Panquecas saudáveis com farinha integral e sem açúcar
- Panquecas de batata doce, uma receita surpreendente
- Panquecas de manteiga de amendoim e pepitas de chocolate
Um ótimo e delicioso feriado,
Ela
receita e foto: cooked