Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

panquecas de aveia e limão, um brunch sem glúten nem açúcar para este fim-de-semana

Esta receita do ótimo blog A Couple Cooks não tem glúten nem açúcar. Ok. Num mundo perfeito, não engordaria nada, mas, pronto, engorda só um bocadinho. Desde que não devore 10 panquecas de uma vez também não é por aí. Além disso, hoje é sábado e todos nós merecemos.

Para fazer este brunch delicioso, vai precisar de aveia ou farinha de aveia, farinha sem glúten (ou se preferir, pode usar farinha integral), amido de milho, fermento, sementes de papoila, sal, xarope de ácer, ovos, extrato de baunilha, raspas e sumo de um limão, óleo de coco derretido e leite.

Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 8 panquecas grandes ou 16 pequenas, espreite aqui a receita original.

Lemon-Poppyseed-Pancakes-005.jpg

 

Se usar a aveia, comece por triturá-la no liquidificador até obter uma espécie de farinha.

Misture, numa taça média, os ingredientes secos: a farinha de aveia, a farinha sem glúten ou integral, o amido de milho, o fermento, as sementes de papoila e o sal.

Noutra taça, junte os ingredientes líquidos: bata os ovos, junte o extrato de baunilha, o xarope de ácer, o sumo e as raspas de limão. Depois de misturar bem, junte-os aos ingredientes secos e acrescente o óleo de coco derretido. No fim, junte o leite, e mexa bem. A massa deve ficar espessa mas líquida. Se ficar demasiado espessa, acrescente um pouco mais de leite.

Agora, aqueça um pouco de óleo de coco numa frigideira em lume médio. Coloque um pouco da massa no centro da frigideira e agite até formar uma panqueca. Deixe cozinhar até começar a borbulhar no topo. Nessa altura, vire-a ao contrário. Repita o processo até acabar a massa.

Sirva as panquecas quentes com um fio de xarope de ácer por cima.

 

Um ótimo fim-de-semana,

Ela

 

receita e foto: a couple cooks