Sábado, já se sabe, é Dia da Panqueca na Mansão Mistério. É certo que, às vezes, eu tento impedir que esta tradição se cumpra porque causa da minha eterna e malfadada dieta, mas os nossos Filhos Mistério não deixam que a efeméride caia no esquecimento. Por isso, hoje decidimos juntar o útil ao agradável e fazer panquecas sim, mas saudáveis. Foi assim que o meu querido e talentoso Marido Mistério decidiu fazer esta receita: Estas panquecas de batata doce são vegan, mais saudáveis e uma ótima forma de aproveitar os restos da batata doce cozida que sobrou no frigorífico. Além disso, ainda leva espelta, o trigo selvagem nutritivo e saudável, e açúcar de coco – considerado pela FAO, a Organização para a Alimentação e Agricultura, da ONU, um dos adoçantes mais sustentáveis do planeta. Sendo assim, acho que posso comer sem medos.
Ingredientes
- 200 g de farinha de espelta
- 2 colheres de sopa de açúcar de coco
- 1 colher de sopa de fermento
- ¼ de colher de chá de bicarbonato de sódio
- ½ colher de chá de sal fino
- 1 colher de chá de canela em pó
- 300 ml de leite de amêndoa ou de coco
- 85 g de restos de batata doce cozida
- 2 colheres de sopa de óleo de coco
- 1 colher de sopa de sementes de linhaça moídas
- 1 colher de chá de vinagre de sidra
- 1 colher de chá de extrato de baunilha
Para o molho de caramelo
- 75 g de açúcar de coco
- 30 ml de água
- ½ colher de chá de sal
- 2 colheres de sopa de manteiga de amêndoa
- 130 g de restos de batata doce cozida
- 30 a 60 ml de leite de amêndoa (depende da consistência que prefere)
- ½ colher de chá de canela em pó
Preparação
Antes de mais, comece por fazer as panquecas: junte a farinha de espelta, o açúcar de coco, o fermento, o bicarbonato de sódio, o sal e a canela numa taça e misture.
A seguir, junte o leite de amêndoa ou de coco, a batata doce, a manteiga vegan, as sementes de linhaça, o vinagre e o extrato de baunilha num liquidificador e misture bem até obter um creme macio.
Depois, transfira a mistura líquida para a taça dos ingredientes secos e mexa bem até deixar de ver a farinha, mas tenha cuidado para não misturar demais. A seguir, deixe assentar enquanto faz o molho de caramelo.
Faça o molho de caramelo:
Enquanto isso, junte o açúcar de coco e a água numa panela pequena e aqueça em lume médio, durante alguns minutos, até ficar completamente líquido e deixar de ver grãos de açúcar. Depois, retire do lume. Entretanto, misture no liquidificador a batata doce, a manteiga de amêndoa, o sal, metade do leite e a canela. A seguir, adicione a mistura do açúcar e volte a triturar até obter um creme macio. Finalmente, adicione um pouco mais de leite se gostar do molho mais líquido.
Depois, volte a colocar o molho na panela para o aquecer durante alguns minutos antes de o servir com as panquecas.
Frite as panquecas:
Entretanto, aqueça uma frigideira em lume brando a médio. Depois, adicione um pouco da manteiga vegan ou óleo de coco. Quando estiver quente, coloque um pouco da massa das panquecas no centro da frigideira. Agite-a até a massa formar uma panqueca. A seguir, deixe fritar durante cerca de 5 a 6 minutos, ou até as margens começarem a ficar sólidas e o topo a borbulhar. Não se precipite a virá-las, porque o truque das panquecas vegan é deixá-las cozinhar devagarinho. Vire-a ao contrário e deixe cozinhar durante mais 3 a 4 minutos até ficar dourada. Repita o processo até acabar a massa.
Finalmente, sirva as panquecas de batata doce com o molho de caramelo quente por cima.
Um ótimo fim de semana,
Ela
receita, fotos e vídeo: casal mistério