Já se sabe que sábado na Mansão Mistério é Dia da Panqueca. É sagrado. Tão sagrado como o aumento das taxas de juro. Só que este fim de semana, pedi ao meu querido Marido Mistério para inovar e fazer estas deliciosas panquecas de chocolate. Já que o tempo não vai estar bom para ir para a praia, logo não preciso de usar biquíni, por isso, posso desgraçar-me à vontade.
É impressionante os pretextos que eu arranjo para fugir da minha eterna dieta. Mas, infelizmente, esta receita do blog Pretty Simple Sweet é demasiado boa para a ignorarmos.
Para isso, temos de comprar farinha, cacau em pó, fermento, sal, dois ovos, açúcar, leite, óleo vegetal ou manteiga, extrato de baunilha, pepitas ou pedaços de chocolate, e azeite ou manteiga para fazer as panquecas. Depois, temos de ter também chocolate semi amargo e natas para a ganache de chocolate.
Aliás, se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 12 panquecas ou para 4 pessoas, espreite aqui a receita original.
Preparação
Antes de mais, junte a farinha, o cacau em pó, o fermento e o sal e misture bem com uma vareta. Reserve.
Entretanto, numa taça à parte, misture os ovos e o açúcar. Depois, acrescente o leite, o óleo vegetal ou a manteiga e o extrato de baunilha.
A seguir, transfira os ingredientes líquidos para a taça do ingredientes secos e misture bem com uma espátula de borracha ou uma vareta, mas tenha cuidado para não misturar demais. Depois, adicione as pepitas ou os pedaços de chocolate e reserve a massa enquanto faz a ganache.
Para fazer a ganache, coloque o chocolate e as natas numa taça e leve ao micro-ondas, fazendo intervalos de 20 a 30 segundos para ir mexendo. Repita o processo até o chocolate derreter completamente e o molho ficar macio. Se preferir, pode derreter o chocolate com as natas em banho-maria. Reserve enquanto faz as panquecas.
Para isso, aqueça uma frigideira em lume médio. Coloque no fundo um fio de azeite ou a manteiga. Transfira uma concha de sopa da massa para o centro da frigideira e deixe cozinhar durante 1 a 2 minutos, até o topo da panqueca começar a borbulhar. Nessa altura, vire a panqueca com cuidado e deixe cozinhar durante mais 1 a 2 minutos.
Depois, transfira a panqueca para um prato e tape-a com uma folha de papel de alumínio para não arrefecer. Repita o processo até terminar a massa, e vá acrescentando manteiga ou azeite à frigideira antes de cozinhar cada panqueca.
Sirva as panquecas com a ganache de chocolate ainda quente! Se for preciso, volte a aquecê-la no micro-ondas.
Um ótimo fim de semana,
Ela