Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

panquecas de coco e tapioca com mel (para um brunch sem farinha nem açúcar)

Desde que provámos pela primeira vez as fabulosas crepiocas, que eu gasto uma boa parte dos meus dias à procura de outras receitas deslumbrantes com tapioca. Pois bem, hoje acordei com o sentimento do dever cumprido. Não por ter ido votar nas eleições para o Sporting, mas por ter descoberto estas espectaculares, fofinhas e bastante mais saudáveis panquecas de coco e tapioca sem glúten.

A receita é do delicioso blog Gluten Free on a Shoestring e é facílima de fazer, além de deixar as panquecas leves e macias como nós gostamos cá em casa. Ficam altas e suaves, como se fossem umas panquecas de farinha, mas não levam glúten e são muito mais light.

Tudo o que vou precisar para fazer esta beleza é de farinha de coco, tapioca, mel, ovos, leite de coco de pacote (os de lata são mais densos), óleo de coco, fermento e flor de sal. Para saber as quantidades certas de cada ingrediente, consulte a receita original aqui.

Captura de ecrã 2018-09-06, às 19.49.42.png

 

Antes de qualquer outras coisa, pegue num liquidificador: assim vai fazer uma massa mais macia e vai ter menos trabalho. Coloque lá dentro o leite de coco, o óleo de coco derretido, os ovos e o mel e bata até ficar com um creme. Numa taça à parte, junte a farinha de coco com a tapioca, a flor de sal e o fermento. Depois adicione metade dos ingredientes secos ao creme e bata. Junte a outra metade e batata novamente até ficar tudo ligado.

Deixe a massa assentar durante dois minutos – e aqui vale a pena fazer uma pequena interrupção para explicar: esta pausa fará com que a massa ganhe alguma consistência, o que deixa as panquecas mais altas. Volte a bater mais uma vez para ficar com uma massa macia e suave. 

Agora é só fazer as panquecas: aqueça uma frigideira antiaderente com um pouco de óleo de coco e faça as panquecas uma a uma. Como a massa vai estar densa, alise e espalhe a panqueca com as costas de uma colher antes de ela começar a cozinhar: o ideal é que fiquem com cerca de meio centímetro de altura.

Deixe cozinhar durante menos de dois minutos, até a base da panqueca começar a ficar dourada, e vire ao contrário. Atenção que estas panquecas não farão tantas bolhas no topo como as panquecas convencionais. Repita o processo até acabar a massa.

Depois é só servir as panquecas de tapioca com um fio de mel e uns morangos frescos por cima.

 

Umas óptimas panquecas para si onde quer que a farinha esteja,

Ele

 

receita e foto: gluten free on a shoestring