Já se sabe que sou uma pessoa muito influenciável, que cede à primeira tentação. É uma tristeza, decididamente não nasci para Messias, cairia logo na primeira armadilha do Diabo, ao fim de meia hora no deserto. Mas hoje tenho uma boa desculpa, um ótimo pretexto para me desgraçar: no fim-de-semana, ultrapassámos os 200 mil gostos no Facebook! É ou não é uma excelente razão para celebrar? E cá em casa, já se sabe, celebra-se sempre à mesa. Por isso, hoje começamos o festim logo de manhã para eu ter o dia todo para abater as calorias extra. E como vamos celebrar? Comendo e partilhando com os nossos leitores esta espetacular receita do blog Gimme Some Oven.
Não se preocupe: não é tão calórica como parece. Ora espreite a lista dos ingredientes: farinha, fermento, sal, ovo, leite de amêndoa, manteiga de amendoim (pode usar a natural, é muito mais saudável), mel ou geleia de agave, extrato de baunilha e pepitas de chocolate. Para os toppings, só precisa de mais manteiga de amendoim derretida, pepitas de chocolate e xarope de ácer.
Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 10 a 12 panquecas, espreite aqui a receita original.
Numa taça grande, misture a farinha, o fermento e o sal, e reserve.
Noutra taça, misture o ovo, o leite de amêndoa, a manteiga de amendoim, o mel e o extrato de baunilha até obter uma consistência homogénea. Junte a mistura de manteiga de amendoim com a da farinha e mexa bem.
Aqueça uma frigideira em lume médio-baixo. Quando estiver quente, espalhe um pouco do spray de cozinha. Espalhe um 1/4 de chávena da massa das panquecas no centro da frigideira e espalhe por cima uma colher de chá de pepitas de chocolate. Deixe cozinhar a panqueca até começar a borbulhar e as pontas ficarem douradas, durante 1 minuto a 1 minuto e meio. Vire a panqueca e deixe cozinhar do outro lado até ficar dourada, durante 1 minuto a 1 minuto e meio. Transfira a panqueca para um prato e repita o processo até acabar com a massa. Sirva as panquecas quentes e espalhe por cima os seus toppings preferidos: mais manteiga de amendoim, pepitas de chocolate ou xarope de ácer, por exemplo.
Agora vou ali desgraçar-me e já volto (a correr, de preferência, para emagrecer!)
Obrigada pelo seu like,
Ela
receita e foto: gimme some oven
podem sair umas aqui para a mesinha do canto 🙂
Que loucura de aspecto!!!
Que tentação!! Adoro manteiga de amendoim e chocolate, mas não suporto nada com amêndoa, não gosto do sabor. Se substituir por leite de aveia ou de avelã será que altera alguma coisa na receita?
Que magnífico aspecto!
Depois de ver aqui a receita, não resisti e já as fiz. Ficaram maravilhosas e entraram para o TOP de melhores panquecas 🙂
Eu fiz com leite de soja e ficaram óptimas 🙂