Todas as quartas-feiras deviam ser feriado. Se fosse eleita primeira-ministra deste país, seria a minha primeira medida mal assumisse funções. E decretava também o dia oficial do brunch, porque feriado sem brunch é como o outono sem castanhas.
Por isso, claro, hoje é dia de brunch e de panquecas cá em casa. E vamos experimentar esta incível receita do blog Drizzle and Dip. Só de olhar já me estou a babar…
O meu querido Marido Mistério vai precisar de ovos, farinha, fermento, leitelho, leite, raspas de uma laranja, queijo ricotta, mirtilos frescos e manteiga para a frigideira.
Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 10 a 12 panquecas, espreite aqui a receita original.
Comece por bater as claras em castelo e ponha-as de lado.
Coloque os restantes ingredientes, menos a ricotta e a manteiga, numa taça e misture muito bem até obter uma massa. Acrescente a ricotta e volte a misturar. Agora junte as claras em castelo e envolva bem com a massa. Finalmente, acrescente os mirtilos e volte a misturar.
Aqueça a manteiga numa frigideira e faça as panquecas, uma a uma: coloque um pouco da massa no centro da frigideira, espalhe até formar uma panqueca e vire-a ao contrário quando a massa começar a borbulhar. Deixe-a cozinhar durante 1 a 2 minutos de cada lado. Vá colocando as panquecas num prato forrado com papel de cozinha para escorrer a manteiga. Repita este processo até terminar a massa.
Sirva as panquecas com um fio de xarope de ácer ou de mel e uma colher de iogurte grego por cima. Decore com mirtilos frescos.
Um ótimo e delicioso feriado para si,
Ela
receita e foto: drizzle and dip