panquecas de quinoa, as maiores aliadas para quem adora comer e quer emagrecer

    Eu sei que há pessoas que fazem dieta na boa, não têm fome, bebem líquidos e gosmas verdes sem pestanejar, e eu faço uma vénia a pessoas assim. Porque francamente, não consigo. Não sou capaz. De passar o dia a líquidos, de comer bolachinhas de água e sal e uma maçã, não dá. Porque eu ADORO comer. Por isso é que engordo. Se eu não gostasse de comer, continuava a ser o palito que fui durante a minha infância e adolescência. E também é por essa razão que não compreendo pessoas que fazem dieta “na boa”. Não é força de vontade, na realidade não lhes custa nada. Só pode ser. Só a título de exemplo, hoje estou de dieta, claro. Como sempre. Mas enquanto escrevia estes disparates no computador, não resisti e devorei um chocolate inteiro. E estou aqui tentada a ir buscar outro. Não me aguentei e lá me desgracei outra vez.

    Bom, mas vou voltar à minha tão sui generis dieta. Eu nunca desisto de mim própria. Aliás, sou a única pessoa no mundo que ainda tem fé na minha pessoa. Como? Vou celebrar a implantação da República com estas deliciosas panquecas de quinoa que descobri no site da Martha Stewart. São conhecidos os benefícios para a saúde da quinoa: rica em proteínas e fibras, também ajuda a emagrecer. E é isso que queremos, não é verdade? Por isso, vai ser assim o nosso pequeno-almoço republicano.

    med106543_1110_hea_quinoa_cakes_vert.jpg

     

    O meu querido Marido Mistério vai precisar de ter à mão quinoa já cozinhada, farinha, fermento, sal, um ovo e uma clara de ovo, manteiga derretida sem sal, leite magro (claro), xarope de ácer e doce ou compota, e fruta fresca para usar como toppings. Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 12 panquecas, espreite aqui a receita original.

    Comece por misturar, numa taça média, a quinoa, a farinha, o fermento e o sal. Noutra taça, misture o ovo, a clara de ovo, a manteiga, o leite e o xarope de ácer até obter um creme macio. Junte a mistura do ovo à de quinoa e mexa bem.

    Entretanto, derreta uma colher de manteiga numa frigideira antiaderente em lume médio-alto. Coloque um pouco da massa das panquecas no centro da frigideira e agite até formar uma panqueca redonda. Deixe cozinhar até o topo da panqueca começar a borbulhar, durante cerca de 2 minutos. Vire a panqueca ao contrário com a ajuda de uma espátula e deixe cozinhar durante mais 2 minutos ou até ficar com um tom acastanhado.

    Limpe a frigideira, volte a derreter a manteiga, reduza para lume brando e repita o processo até acabar a massa.

    Sirva as panquecas com xarope de ácer ou, se preferir, com compota e fruta fresca.

     

    Um ótimo feriado,

    Ela

     

    receita e foto: martha stewart 

     

    One thought on “panquecas de quinoa, as maiores aliadas para quem adora comer e quer emagrecer

    1. Minha cara Mulher Mistério, antes de mais sou vossa fã. Guardo em bookmarks os vossos post e efectivamente cozinho as vossas receitas. Adoro, Parabéns!
      Mas não, não “é na boa”, custa, e é força de vontade mesmo e mais que tudo… organização.
      Também gosto de comer e dou-me a períodos não restritivos mas quando a balança aumenta uns 3 quilinhos, embarco logo numa nova fase de dieta (não deixo passar dos 3 quilinhos).
      É chato, aborrecido, dá mau humor, mas tem que ser…
      Organização é para mim a palavra-chave desde as compras que se passam a fazer no supermercado, às infusões e chás que se tem de estar constantemente a fazer, nunca (mas mesmo nunca!) deixar de comer de 3 em 3 horas para evitar os ataques de fome, e principalmente não deixar de fazer receitas que nos agradem (saladas mistas enjoam!), para as quais as vossas receitas também me dão também uma grande ajuda.
      No final a verdade é que me sinto melhor, menos pesada, o corpo “desintoxica” e a energia aumenta.
      Portando, Força Guerreiras! 🙂

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *