Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Casal Mistério

Casal Mistério

panquecas no forno com morangos e chantilly para celebrar a chegada da primavera

20.03.21

A primavera está a chegar e com ela o sol, o bom tempo e (se tudo correr bem) o desconfinamento. São razões mais do que suficientes para celebrarmos. Estou farta de estar em casa, tenho saudades dos meus amigos e até dos meus inimigos (estou a brincar! Acho que não tenho inimigos, pelo menos assim o espero!). Enfim, a verdade é que tudo é pretexto para comer umas boas panquecas e desgraçar mais uma vez a minha dieta. A receita é do blog Chef Sous Chef e é muito fácil de fazer.

Só precisa de ter em casa morangos cortados ao meio, xarope de ácer e uma pitada de sal. Depois precisa de natas, natas azedas e xarope de ácer para o chantilly e, finalmente, de ovos, farinha, leite, açúcar, extrato de baunilha e manteiga para a panqueca.

Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 1 panqueca grande, espreite aqui a receita original.

Dutch-Baby-Strawberry-with-Whipped-Sour-Cream-Fini

 

Comece por colocar os morangos numa taça e misture-os com o xarope de ácer e uma pitada de sal. Guarde no frigorífico, mexendo de vez em quando, até à hora de servir.

Entretanto, bata as natas com a batedeira até ficarem com a consistência de chantilly. Junte as natas azedas e o xarope de ácer e volte a bater. Coloque no frigorífico até à hora de servir.

Coloque a frigideira no forno pré-aquecido a 220º C.

Enquanto isso, misture os ovos, a farinha, o leite, o açúcar e o extrato de baunilha no liquidificador ou com a varinha mágica até obter uma massa macia.

Quando o forno estiver quente, coloque a manteiga na frigideira e deixe-a derreter completamente. Transfira a massa para a frigideira e agite-a de forma a preencher todo o fundo.

Leve ao forno durante 20 minutos. Desligue o forno e deixe cozinhar durante mais 5 minutos.

Antes de servir, espalhe um fio de xarope de ácer por cima da panqueca. Decore com os morangos e o chantilly. Finalize com umas folhas de hortelã e açúcar de confeiteiro.

 

Um ótimo fim de semana,

Ela

 

receita e foto: chef sous chef