pão de alho com queijo para servir de entrada no natal

    Este Natal vou comprar um chapéu de padeiro para o meu querido Marido Mistério só para Ele fazer este pão de alho com queijo delicioso. Além de ser uma ótima entrada para o Natal, esta receita do blog Half Baked Harvest é um vício. Imagine um pão de alho, não com 1 nem com 2 mas sim com 3 queijos a derreterem por entre as fatias de pão de alho, acabadinho de sair do forno. Já está a salivar? Eu estou!

    Para fazer esta tentação, precisa de separar leite gordo quente, levedura nutricional, mel, três ovos grandes, farinha, sal, queijo cheddar ralado, mozzarella ralada, queijo parmesão ralado, ervas aromáticas, como salva, orégãos, manjericão e tomilho e dois dentes de alho picados.

    Aliás, se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 15 pessoas, espreite aqui a receita original.

    Preparação

    Antes de mais, misture o leite quente, a levedura nutricional e o mel na batedeira. Deixe assentar durante 5 a 10 minutos, até formar bolhas na superfície.

    Nessa altura, adicione os ovos, cerca de 450 gramas de farinha e o sal. Bata novamente, durante cerca de 4 a 5 minutos, até que a farinha esteja completamente incorporada. Se a massa ainda estiver pegajosa, adicione mais cerca de 65 g de farinha, acrescentando mais até que a massa fique suave ao toque.

    A seguir, cubra a taça com película aderente e deixe repousar à temperatura ambiente durante 1 hora ou até a massa dobrar de tamanho.

    Entretanto, misture os queijos, as ervas aromáticas e o alho numa tigela.

    Forme o pão

    Depois, dê um soco na massa e estenda-a sobre uma superfície levemente polvilhada com farinha, criando um retângulo grande com cerca de 30 x 45 centímetros.

    A seguir, espalhe uniformemente a mistura de queijo sobre a massa. Depois, começando pela ponta maior mais próxima de si, enrole a massa numa espécie de rolo, mantendo-a apertada enquanto avança. Quando chegar à ponta, aperte ao longo da borda para selar.

    Entretanto, com uma faca afiada, corte o tronco da massa ao meio no sentido do comprimento, deixando uma pequena ligação numa das extremidades intacta. Depois, vire as metades para fora para expor o recheio. Cruze as duas metades da massa uma sobre a outra, como se fosse uma trança, repetindo a torção até obter uma massa longa e torcida. A seguir, enrole a massa numa espiral.

    Agora, transfira cuidadosamente o pão de alho com queijo para um tabuleiro forrado com uma folha de papel vegetal. Tape e deixe repousar durante 15 minutos.

    Entretanto, pré-aqueça o forno a 180°C e leve o pão de alho com queijo ao forno durante 30 a 35 minutos, até que a parte superior fique dourada.

    Finalmente, corte e sirva quente.

     

    Feliz Natal,

    Ela

     

    receita e foto: half baked harvest

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *