Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Casal Mistério

Casal Mistério

pão de banana saudável com nozes e chocolate e com apenas 178 calorias

09.02.21

Esta receita do blog Ambitious Kitchen é ideal para quem não quer engordar ou procura fazer uma alimentação saudável. Feita com farinha integral, iogurte grego e adoçado com xarope de ácer, não tem açúcar e apenas 178 calorias por pessoa.

É muito fácil de fazer: prepara em 10 minutos e depois só tem de esperar pelo tempo que fica no forno. Já estou a imaginar esta maravilha no meu próximo coffee break cá em casa. Desde que estou em teletrabalho, tem sido uma loucura em coffee breaks. Tudo é um pretexto para voltar à cozinha.

Só precisa de ter em casa 3 bananas muito maduras esmagadas, 2 ovos, xarope de ácer, iogurte grego, extrato de baunilha, farinha integral, bicarbonato de sódio, canela, sal, manteiga derretida e arrefecida e ainda nozes ou nozes pecan e pepitas de chocolate.

Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 12 pessoas, espreite aqui a receita original.

Healthy-Banana-Bread-3.jpg

 

Pré-aqueça o forno a 180º C e separe uma forma retangular. Unte-a com spray de cozinha ou óleo vegetal e forre-a com uma folha de papel vegetal.

Misture numa taça grande as bananas esmagadas, os ovos, o xarope de ácer, o iogurte grego e o extrato de baunilha.

Noutra taça, misture os ingredientes secos: a farinha integral, o bicarbonato de sódio, a canela e o sal.

Junte os ingredientes secos aos ingredientes líquidos e misture bem até obter uma massa homogénea. A seguir, adicione a manteiga derretida e arrefecida.

Acrescente agora as nozes picadas e as pepitas de chocolate.

Transfira a massa para a forma que preparou. Disponha no topo da massa umas fatias de uma banana cortadas na vertical. Coloque-as lado a lado.

Leve ao forno durante 50 a 60 minutos ou até conseguir retirar um palito seco do meio do pão de banana.

Espere que o pão de banana arrefeça na forma durante 10 minutos antes de o retirar. Coloque-o numa travessa e deixe arrefecer totalmente antes de o cortar em 12 fatias.

Sirva com manteiga de amêndoa ou de amendoim.

Não se esqueça que cada fatia tem só 178 calorias, por isso, pode fazer vários coffee breaks por dia…

 

Boas receitas,

Ela

 

receita e foto: ambitious kitchen