papas de aveia com chocolate preto, amêndoa e banana, um pequeno-almoço diferente e (o melhor de tudo) saudável

    Desde que aderi a esta tendência saudável das papas de aveia que estou cada vez mais viciada nas suas múltiplas e inúmeras versões. Esta, então, do blog Ambitious Kitchen, é irresistível: consegue ser ligeiramente doce, um bocadinho salgada e incrivelmente nutritiva. Além disso, reúne numa só receita alguns dos meus ingredientes preferidos: chocolate, amêndoas e banana.

    Só precisa de flocos de aveia (sem glúten se preferir), amêndoas com sal tostadas e picadas, fermento, canela, uma banana madura esmagada, leite de amêndoa sem açúcar, um ovo, óleo de coco, extrato de baunilha, chocolate negro 70% partido em pedaços, flor de sal, e mais amêndoas e rodelas de banana para decorar. Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 6 pessoas, espreite aqui a receita original.

    BananaBakedOatmeal-7.jpg

     

    Pré-aqueça o forno a 180º C. Unte com spray de cozinha ou azeite um tabuleiro ou uma frigideira que possa ir ao forno. Numa taça grande, misture os flocos de aveia, as amêndoas picadas, o fermento e a canela. Noutra taça, coloque a banana esmagada com o leite de amêndoa, o ovo, o óleo de coco e o extrato de baunilha. Misture bem. Depois junte todos os ingredientes (os secos e os molhados) e volte a misturar muito bem. Ponha a mistura no tabuleiro ou na frigideira que preparou e espalhe por cima os pedaços de chocolate preto. Leve ao forno durante 32 a 37 minutos (adoro a precisão!) ou até as bordas começarem a ficar num tom dourado ou acastanhado. Decore no fim com rodelas de banana, amêndoas picadas e flor de sal. Sirva quente com leite de amêndoa.

    É ou não é uma tentação? Ainda bem que é saudável!

     

    Um ótimo domingo,

    Ela

     

    receita e foto: ambitious kitchen

    2 comentários em “papas de aveia com chocolate preto, amêndoa e banana, um pequeno-almoço diferente e (o melhor de tudo) saudável

    1. Hmmm essas papas de aveia devem ser deliciosas!
      Cá em casa há sempre papas de aveia ao pequeno-almoço, é quase sempre o pequeno-almoço da minha filha, de 2 anos. Muitas vezes, é também o meu. Mas costumo fazer-las sempre da mesma forma, com poucas inovações. Também ficam muito boas, mas essas de chocolate têm um aspeto maravilhoso. Tenho que experimentar.
      Costumo fazer estas: https://www.vinilepurpurina.com/2016/01/24/papas-de-aveia-com-fruta/

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *