papas de aveia com um molho de caramelo saudável

    Já ouviu falar de maca? A minha alma está parva com esta descoberta. Eu sei que sou uma ignorante alimentar, mas nunca pensei que conseguisse encontrar tanto benefício para a saúde num só ingrediente. OK. Não sou totalmente analfabeta. Já tinha ouvido falar da maca peruana, uma planta que cresce a 4 mil metros de altitude (só por isso, já deve ter superpoderes) cuja raiz tem nutrientes fundamentais: cálcio, ferro, magnésio, sódio, potássio, fósforo, várias vitaminas, enfim, por tudo isto, reforça o sistema imunitário, tem efeitos antidepressivos e é um ótimo afrodisíaco. Parece que também ajuda a aliviar as dores de cabeça (será por isso que é afrodisíaco?) e, o melhor fica sempre para o fim: ajuda a emagrecer!

    Pois é! Por isso quando descobri esta espetacular receita de papas de aveia com caramelo de maca no blog Whole Hearted Eats decidi fazer este pequeno-almoço para começar a semana cheia de boas intenções.

    Só preciso de flocos de aveia, água, leite de amêndoa, sal, cardamomo, canela e passas. Para decorar, tenho de ter uma maçã fatiada, sementes de romã, sementes de linhaça, sementes de abóbora, amêndoas e o milagroso caramelo de maca (não se assuste: explico como se faz já a seguir).

    Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 2 pessoas, espreite aqui a receita original.

    oats-9-768x1152.jpg

     

    Junte todos os ingredientes numa panela e deixe ferver. Nessa altura, reduza para lume brando e deixe cozinhar durante 5 a 7 minutos, mexendo de vez em quando, ou até as papas de aveia ficarem prontas.

    Divida as papas de aveia por duas taças e decore com as sementes de linhaça e abóbora, as amêndoas, as sementes de romã e as fatias de maçã. Por fim, espalhe por cima o molho de caramelo de maca e sirva com o seu leite preferido.

    Para fazer o caramelo de maca, misture numa taça manteiga de amêndoa, xarope de ácer, baunilha e maca em pó. Espreite aqui as quantidades certas.

    Depois de misturar os ingredientes, vá acrescentando água aos poucos até obter um creme macio.

     

    Uma ótima semana,

    Ela

     

    receita e foto: whole hearted eats

     

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *