Ficam crocantes por fora e cremosos por dentro. Ficam doces por fora e ainda mais doces por dentro. Em época de intensos preparativos para o BrunchVilla Porto, suspendi todas as dietas nesta casa. Agora é altura de experimentar. E abusar. Por isso, a dieta só pode voltar a seguir.
Ao longo das próximas semanas, estamos mergulhados em testes de receitas, provas de maravilhas e experiências de combinações. Tudo à volta dos melhores pratos de brunch e brinner, os dois conceitos que vamos ter no evento.
Hoje, vou experimentar cá em casa uma receita que encaixaria maravilhosamente no próximo BrunchVilla Porto: são quase umas papas de aveia, só que, em vez de água ou leite, levam doce de leite. A receita é do maravilhoso blog Love and Olive Oil. Além de terem esta divinal combinação, ainda vão ao forno, o que faz com que a aveia fique crocante e o doce de leite ainda mais cremoso.
Para fazer esta maravilha, vai precisar de flocos de aveia, farinha, açúcar mascavado, fermento, canela em pó, manteiga, extracto de baunilha e doce de leite (hoje em dia, já é fácil encontrar doce de leite em quase todos os supermercados, mas se preferir, pode sempre substituí-lo por leite condensado cozido). Para saber as quantidades certas de cada ingrediente, veja a receita original aqui.
Junte, numa taça, a farinha com o fermento, o açúcar mascavado, a canela e uma pitada de sal fino. Acrescente a manteiga, à temperatura ambiente, cortada em pedaços, e a farinha e bata com uma batedeira, na velocidade mínima, até a manteiga ficar em bocadinhos do tamanho de ervilhas.
Adicione o extracto de baunilha e os flocos de aveia e volte a misturar tudo. Espalhe 2/3 desta mistura pela base de um tabuleiro quadrado com 20 cm, forrado com uma folha de papel vegetal e untado com manteiga. Pressione bem com os dedos para a massa ficar compacta. Espalhe o doce de leite por cima e termine com uma camada feita com o 1/3 da massa que guardou de parte. Polvilhe com flor de sal e leve ao forno, pré-aquecido, a 180 ºC, durante 30 a 35 minutos.
Assim que a cobertura estiver dourada e o doce de leite a borbulhar, pode retirar do forno. Deixe de arrefecer antes de cortar em quadrados. É delicioso para o final do seu brunch, para o brinner ou até para levar para o trabalho.
Uns óptimos flocos de aveia para si onde quer que o doce de leite esteja,
Ele
receita e foto: love and olive oil