papas de aveia saudáveis e deliciosas, ideais para si e para toda a família

    Estou cada vez mais viciada em papas de aveia. E a nossa equipa de futsal também. Ao princípio desconfiaram, mas como saem à mãezinha e têm boa boca, provaram e rapidamente se viciaram. Agora estão sempre a pedir-me novas receitas e toppings diferentes. E como sou uma mãe zelosa, aqui estou eu com uma novíssima e cremosa receita do ótimo blog Cookie and Kate para estrear cá em casa. Demora pouco mais de meia hora a fazer e se, duplicar as quantidades da receita, tem pequeno-almoço para a semana toda.

    Só precisa de água, leite à sua escolha (pode ser de vaca, amêndoa ou de coco), óleo de coco ou manteiga sem sal, aveia em grão cortada, sal e toppings a gosto: iogurte, banana, canela, sementes de abóbora, arandos secos, tâmaras picadas, avelãs, raspas de laranja ou de limão, a escolha é sua! Se quiser saber as quantidades certas para 4 pessoas, espreite aqui a receita original.

    perfect-steel-cut-oats.jpg

     

    Junte num tacho a água e o leite e deixe ferver em lume médio. Ao mesmo tempo, derreta o óleo de coco ou a manteiga numa frigideira, também em lume médio, e junte a aveia. Cozinhe, mexendo de vez em quando, até a aveia ficar dourada, durante cerca de 2 minutos. Misture a aveia com a água e o leite a ferver. Reduza o lume para médio-baixo e deixe apurar durante cerca de 20 minutos, mexendo de vez em quando, até a mistura engrossar.

    Tempere com sal e continue a mexer, reduzindo o lume se for preciso para não pegar no fundo, e cozinhe durante mais 10 minutos até as papas de aveia ficarem cremosas. Retire do lume e deixe a mistura assentar durante cinco minutos antes de servir. Divida as papas de aveia pelas taças e decore-as com os seus toppings preferidos. Se fizer a mais, deixe arrefecer e guarde no frigorífico até ao próximo pequeno-almoço.

     

    Boas receitas,

    Ela

     

    receita e foto: cookie and katie

    4 comentários em “papas de aveia saudáveis e deliciosas, ideais para si e para toda a família

    1. Acho importante ressalvar que na receita original ela não utiliza flocos de aveia, mas sim aveia em grão cortada. É por isso que demora mais tempo a cozer e dá para reaquecer. Pelo que percebi não é fácil encontrar à venda em Portugal. Há quem compre os grãos de aveia inteiros e depois corte utilizando um processador, por exemplo.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *