Há alguma coisa melhor do que um pequeno-almoço quente quando lá foram estão 5 ºC? Não adianta responder. Na verdade, eu faço estas perguntas aqui no blog porque sei que ninguém me contraria, o que é cada vez mais uma raridade cá em casa.
Perante a ausência de resposta, chego-me eu à frente:
– Não, não há nada melhor, meu caro e sábio Ele.
(Não percebo porque é que a minha querida Família Mistério não fala assim comigo…)
É exactamente para nos aquecer nestes dias de frio que tenho aqui um fabuloso pequeno-almoço natalício. Trata-se de umas inacreditáveis papas de batata doce com leite de amêndoa. A receita é do delicioso blog Naturally Ella e leva apenas 5 ingredientes.
Tudo o que vou precisar é de puré de batata doce, trigo einkorn (costuma encontrar no Celeiro, mas também pode substituir por flocos de aveia, espelta, farro, millet ou outra farinha), leite de amêndoa, xarope de ácer e nozes pecan. Para saber as quantidades certas de cada ingrediente, consulte a receita original aqui.
Pode comprar os cereais em flocos ou já em farinha. Se os comprar em flocos, toste-os primeiro ligeiramente no forno e depois triture-os no picador. Junte, então, a farinha com o leite de amêndoa, o xarope de ácer, 250 ml de água e uma pitada de flor de sal, numa panela, e deixe ferver, em lume brando, até a farinha cozinhar e a papa engrossar (deve demorar entre 35 e 45 minutos). Se for necessário, junte mais leite de amêndoa ou água para conseguir uma consistência mais líquida.
Misture bem o puré de batata doce, de forma a deixar tudo bem ligado, e deixe arrefecer ligeiramente. No momento de servir, salpique com nozes pecan e um fio de leite de amêndoa. Também pode colocar um pouco de canela e mais um fio de xarope de ácer – fica sempre bem.
Umas óptimas papas de batata doce para si onde quer que o frio esteja,
Ele
receita e foto: naturally ella