parece um bolo, mas são umas divinais panquecas com recheio de morango

    Existem os crepes, existem as panquecas e depois existe esta maravilha. Estou a olhar há mais de meia hora para esta beleza e ainda não a consigo qualificar decentemente. É quase um bolo. Mas também é uma compota. E umas panquecas. No fundo, é um sonho tornado realidade pelo espectacular site The Kitchn.

    Para fazer esta verdadeira Gioconda das panelas, vou precisar de farinha, açúcar, ovos, sal, cardamomo em pó (pode não usar se não tiver em casa), leite e extracto de baunilha. Para o espectacular recheio de morango, preciso de morangos, manteiga sem sal, açúcar e um limão. Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, consulte a receita original aqui.

    k_Edit_2020-05-26-Strawberry-Pancake_Strawberry-Pancake-6352.jpeg

     

    A primeira missão é colocar uma frigideira grossa, de 25 cm, no forno e ligá-lo nos 220 ºC.

    Enquanto a frigideira aquece, faça o espectacular recheio de morangos. O tal que é quase uma compota e que vai dar o toque molhadinho e irresistível a esta panqueca. Numa taça, misture bem o açúcar com as raspas de um limão. Noutra taça, envolva os morangos, cortados ao meio, no sumo do mesmo limão. 

    Divida a manteiga em pedaços e coloque-a na frigideira quente, dentro do forno, durante um a dois minutos. Quando a manteiga estiver derretida, mas não queimada, misture-lhe quase todo o açúcar de limão. Espalhe os morangos com o sumo por cima e termine com o resto do açúcar no topo. Leve novamente ao forno durante 10 minutos.

    Deixe o recheio a apurar no forno e prepare a massa das panquecas. Misture numa taça a farinha, o açúcar, o sal e o cardamomo (se usar). Noutra taça (pode usar as mesmas que usou para o recheio, desde que as limpe com papel de cozinha), bata os ovos até ficarem em espuma. Acrescente o leite e o extracto de baunilha e bata mais um pouco. Agora vá juntando a farinha enquanto continua a bater. Quando tiver uma massa macia, bata mais 30 segundos com força antes de terminar.

    Deite a massa por cima dos morangos e volte a levar ao forno, agora nos 200 ºC, durante cerca de 20 minutos. Quando vir que a massa insuflou e ficou dourada, está pronta a ser devorada. Sirva com açúcar de confeiteiro polvilhado por cima e, se for mesmo para a desgraça, um pouco de natas batidas – ligam maravilhosamente com o recheio de morango.

     

    Umas óptimas panquecas para si onde quer que os morangos estejam,

    Ele

     

    receita e foto: the kitchn 

     

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *