Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Casal Mistério

Casal Mistério

parece uma lasanha, mas é um divinal rigatoni no forno com molho de vodka e tomate

25.03.21

Comprei uma lata de tomate San Marzano e preciso urgentemente de uma receita deliciosa para fazer com esta delícia da culinária italiana. Como o meu querido e estimado Filho Mistério com tendência para chef anda obcecado com a massa com molho de vodka da Gigi Hadid, resolvi experimentar fazer um divinal rigatoni com vodka e tomate San Marzano, do fantástico blog Half Baked Harvest.

Não é a mesma coisa, mas leva 120 ml de vodka, o que anima qualquer poobre alma confinada.

Além do fabuloso molho de vodka e tomate, esta maravilha é terminada no forno, onde o queijo vai derreter no topo e a massa tostar ligeiramente, tornando-se deliciosamente crocante.

Para fazer esta beleza, vai precisar de chalotas picadas, salsichas de frango picadas (mas também pode substituir por carne picada), alho picado, tomate San Marzano esmagado, vodka, molho pesto, orégãos secos, alecrim seco, massa rigatoni, couve kale cortada em juliana, queijo fontina ralado e queijo mozzarella torcido. Para saber as quantidades certas de cada ingrediente, consulte a receita original aqui.

One-Pot-Spicy-Pesto-Cheese-Baked-Rigatoni-4-700x10

 

Aqueça duas colheres de sopa de azeite virgem extra numa panela, em lume forte. Junte as chalotas picadas e deixe saltear durante dois a três minutos. Acrescente a salsicha (ou a carne picada) e cozinhe durante mais 5 minutos até tostar bem. Adicione o alho, espere um minuto, e depois, lentamente por esta ordem, o tomate, a vodka, dois terços do molho pesto, os orégãos, o alecrim e uma pitada de flor de sal e pimenta. 

Misture tudo, junte 60 cl de água, a massa e a couve kale e deixe cozer, durante oito a dez minutos, até a massa ficar al dente.

Passe tudo para dentro de um pyrex. Espalhe o queijo fontina por cima, o resto do molho pesto e o mozzarella. Leve ao forno, pré-aquecido a 180º C, durante 20 a 25 minutos. Quando o queijo estiver bem derretido e a cobertura tostada e ligeiramente crocante, está pronto a servir. E a devorar.

 

Um óptimo jantar para si onde quer que esteja,

Ele

 

receita e foto: half baked harvest