parfait de mousse de chocolate com chantilly de coco, uma sobremesa vegan e sem glúten para o natal

    Nem todas as sobremesas de Natal têm de ser uma desgraça para a dieta. Há cada vez mais opções igualmente deliciosas e saudáveis. Esta receita do blog Olive and Mango é um exemplo disso mesmo. A autora da receita revela que se inspirou numa viagem a Portugal, onde experimentou várias mousses de chocolate, para criar esta delícia. E como a vida dá muitas voltas, agora é ela que nos inspira a criar uma receita vegan, sem glúten e sem açúcar.

    Para fazer a mousse propriamente dita vai precisar de creme de coco, cacau em pó, xarope de ácer, pepitas de chocolate (ou chocolate aos pedaços), extrato de baunilha, sal e café expresso em pó. Para a base de bolacha, só precisa de bolachas de chocolate e quinoa, óleo de coco e sal. Para o chantilly de coco, precisa de leite de coco refrigerado, um adoçante (açúcar em pó ou xarope de ácer) e extrato de baunilha.

    Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 4 pessoas, espreite aqui a receita original.

     

    2019_04_01_double_chocolate_vegan_mousse_parfait_2

     

    Coloque as bolachas num liquidificador e triture-as até ficaram migalhas (também pode pô-las num saco de congelação e triturá-las com um rolo da massa).

    Transfira para uma taça e acrescente o óleo de coco e o sal. Misture bem até obter uma massa homogénea.

    Divida a mistura por 4 frascos pequenos ou 4 copos de vidro e pressione a base com as costas de uma colher, até ficar compacta.

    Derreta as pepitas de chocolate em banho-maria ou no micro-ondas com intervalos de 15 segundos.

    Numa taça grande, misture o creme de coco, o cacau em pó, o xarope de ácer, o sal, o chocolate derretido, o extrato de baunilha e o café em pó com uma batedeira com a velocidade no máximo, até obter uma mousse suave e homogénea.

    Coloque a mousse por cima da base nos 4 frascos.

    Leve ao frigorífico, durante pelo menos uma hora.

    Enquanto espera, comece a fazer o chantilly de coco: para isso, deixe o leite de coco no frigorífico durante 24 horas no mínimo. O ideal é colocar de véspera.

    Cerca de uma hora antes de fazer o chantilly, guarde uma taça grande no congelador.

    Depois, deite o leite de coco nessa taça e bata com uma batedeira até ficar suave. Acrescente o açúcar em pó ou o xarope de ácer e o extrato de baunilha, e bata novamente.

    Finalmente, adicione o chantilly e decore com umas migalhas das bolachas por cima.

     

    Feliz Natal,

    Ela

     

    receita e foto: olive and mango

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *