pastel de queijo feta no forno com mel? agarrem-me que eu não resisto!

    Oh, meu Deus! Que maravilha de receita. Este pastel de queijo feta no forno com mel parece um sonho, mas vai rapidamente transformar-se num pesadelo quando voltar a subir à minha balança. Mas problemas do futuro terão de ser resolvidos pela Ela do futuro. Para já, a Ela do presente esqueceu-se que está de dieta e precisa desesperadamente de experimentar esta receita do blog The Scran Line. Para isso, já enviei um WhatsApp ao meu querido Marido Mistério para se apresentar ao serviço na nossa cozinha. São apenas 15 minutos a preparar e 15 minutos no forno. Faz esta maravilha num instante. Enquanto espero por Ele, vou tratar da lista de ingredientes: manteiga sem sal, azeite virgem extra, folhas de massa filo, queijo feta (fatias 10x18cm com cerca de 1 cm de altura), mel de boa qualidade e sementes de sésamo pretas para decorar.

    Assim, se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 4 pessoas, espreite aqui a receita original.

    Preparação

    Antes de mais, pré-aqueça o forno a 180º C.

    A seguir, derreta a manteiga no micro-ondas durante 10 segundos, repetindo se for preciso, até ficar completamente derretida. Pode também derreter num tachinho ao lume. Deixe arrefecer ligeiramente antes de adicionar o azeite. Depois, misture e reserve.

    Entretanto, disponha uma folha de massa filo em cima da bancada. A seguir, pincele com a mistura da manteiga e coloque outra folha de massa filo por cima.

    Depois, disponha uma fatia de queijo feta numa das ponta da massa filo e dobre a massa por cima de metade do queijo. A seguir, pincele com a mistura da manteiga. Role o queijo feta por cima da massa folhada, até sobrar só uma ponta da massa. Nessa altura, pincele com mais manteiga e dobre como se fosse um embrulho para selar.

    Depois, com a ajuda de uma faca afiada, corte as pontas em triângulos, pincele novamente com a manteiga e dobre por trás do queijo feta para selar tudo, como se estivesse a embrulhar um livro.

    Repita o processo com o resto da massa filo e do queijo feta.

    Disponha tudo num tabuleiro, volte a pincelar com a manteiga e o azeite antes de decorar com sementes de sésamo pretas.

    Finalmente, leve ao forno durante 15 minutos ou até ficarem dourados e crocantes.

    Sirva quentes com um fio de mel por cima. Se gostar, decore com mais sementes de sésamo.

     

    Um ótimo fim de semana,

    Ela

     

    receita e foto: the scran line

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *