pavlova de pistácios, iogurte grego, mel e figos para esquecer que o clooney casou

    Admito que estava em negação. Por isso nem tinha abordado aqui o tema. Detesto pessoas que não cumprem as suas promessas. O George Clooney não tinha jurado a pés juntos que nunca mais casava? Estava tão bem assim. Ainda por cima a noiva não podia ser mais irritante: magra que dói, elegante como poucas, e, ainda por cima, parece que é inteligentíssima. E agora este último post  do meu querido Marido Mistério foi a facada final. Que nervos…

    Por isso, vou responder-lhe à altura. Qual é a única coisa que tira do sério o meu querido Marido Mistério? Além de Gin, claro. E de bons restaurantes, óbvio. E do Marinho e Pinto. E da… Ok, muita coisa, mas há um tema que definitivamente lhe tira o sono: receitas super-mega-hiper deliciosas. E eu descobri uma neste site ma-ra-vi-lho-so, o Adventures in Cooking, que o deverá manter acordado durante um bom par de horas. Ora espreite:

    Dá para acreditar no aspeto? Aqui fica a receita.

     

    Ingredientes

    • 5 claras de ovos
    • 1,5 chávenas de açúcar refinado
    • ¾ de chávena de pistácios descascados
    • 1 colher de chá de água de rosas
    • 6 figos
    • 1 chávena de iogurte grego
    • ¼ de chávena de mel
    • 8 a 10 pétalas de rosa frescas

     

    Comece por fazer a massa do merengue. Pré-aqueça o forno a 200º C. Forre um tabuleiro com papel vegetal, distribua o açúcar por cima do papel e deixe no forno durante cinco minutos, até as bordas do açúcar começarem a derreter (aquecer o açúcar ajuda a dissolver as claras dos ovos mais rapidamente). Enquanto isso, coloque as claras na batedeira e ligue na velocidade mais lenta até ficarem com a forma de bolhas. Depois aumente a velocidade até formarem picos rijos, de tal forma que pode virar a taça da batedeira ao contrário que as claras não caem (aquilo a que Ele chama claras em castelo, não sei bem porquê).

    Por esta altura, o açúcar já estará pronto no forno. Volte a ligar a batedeira na velocidade máxima e acrescente uma colher de sopa de açúcar de cada vez, até ficar bem dissolvido nas claras. Tenha cuidado para não colocar a parte caramelizada do açúcar das pontas do tabuleiro. Continue a mexer na máxima potência até a mistura ficar bem espessa e brilhante, durante 5 a 7 minutos, (se pegar num bocadinho da massa do merengue entre os seus dedos e se ainda sentir os grãos de açúcar é sinal de que é preciso bater um bocadinho mais). Quando estiver macia, está pronta!

    Pré-aqueça o forno a 100º C. Pincele uma pequena gota do merengue em cada canto de um tabuleiro grande, depois coloque o papel vegetal, usando a massa do merengue como se fosse cola para esticar e colar o papel. Triture metade dos pistácios. Cuidadosamente, misture metade dos pistácios triturados com a água de rosa e despeje na massa do merengue.

    Com a ajuda de uma colher, espalhe o merengue no centro do tabuleiro e forme uma circunferência pontiaguda de cerca de 25 cm de altura. Depois use a parte de trás da colher para formar um buraco no centro do merengue. Salpique com o resto dos pistácios e deixe no forno durante uma hora e 15 minutos, no máximo uma hora e meia, até a parte de fora do merengue ficar estaladiça. Deixe arrefecer totalmente no tabuleiro.

    Corte em pedaços os pistácios que sobraram e em quartos os figos. Retire o merengue (já frio) do papel vegetal e coloque-o num prato de servir. Espalhe com uma colher o iogurte grego no buraco do merengue, deixando escorrer pelos lados. Coloque quase todos os figos por cima do iogurte e espalhe os restantes no prato. No fim, espalhe por cima o mel e decore esta obra de arte com os bocados de pistácios e as pétalas de rosa frescas.

    Então, meu querido Marido Mistério? Já estás a caminho da cozinha? É ou não irresistível? Dieta? Quem é que estava de dieta?

     

    Boas pavlovas para si, para Ele e para o George Clooney,

    Ela

     

    receita e fotos: adventures-in-cooking.com

    2 comentários em “pavlova de pistácios, iogurte grego, mel e figos para esquecer que o clooney casou

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *