peito de peru no forno com molho de ervas e manteiga de alho, a receita mais procurada nesta época

    É certo que o nosso peru de Natal costuma ser mais sofisticado, com recheios chiquérrimos, ou não fosse o meu querido Marido Mistério um chef de mão cheia. Mas para quem não tem paciência para cozinhar e precisa desesperadamente de uma receita fácil para a Consoada, fica aqui esta sugestão do site EatWell101. É um delicioso peito de peru assado no forno com um molho de ervas e manteiga de alho que demora apenas 10 minutos a preparar. Depois, é só o tempo de assar no forno que costuma ser cerca de uma hora e meia.

    Para fazer esta receita, vai precisar dos seguintes ingredientes: 2 peitos de peru com a pele, 2 cabeças de alho meio descascadas e cortadas na horizontal, 2 cebolas médias cortadas em quartos, alecrim fresco e uma romã cortada em quartos para decorar. Para o molho, precisa de manteiga sem sal, sal e pimenta preta moída, azeite, alho em pó, alecrim, orégãos e salsa frescos, cebola em pó e piripíri.

    Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 6 pessoas, espreite aqui a receita original.

     

    best-turkey-recipe.jpg

     

    Comece por retirar todas as prateleiras do forno menos uma. Coloque a que manteve dentro do forno na segunda posição mais baixa.

    Pré-aqueça o forno a 230º C.

    Misture todos os ingredientes do molho numa taça média.

    Solte, com os seus dedos, a pele dos peitos do peru, mas sem a arrancar totalmente. Coloque o molho de ervas e manteiga por baixo da pele do peru, pressionando-a contra os peitos para espalhar bem. Repita do outro lado de forma que os peitos de peru fiquem recheados com o molho debaixo da pele. Espalhe o resto do molho por cima e por baixo dos peitos de peru.

    Coloque os peitos de peru virados para cima numa travessa ou num pirex grande. Disponha à volta a cebola cortada em quartos o alho e o alecrim. Tempere com sal e pimenta.

    Leve ao forno durante 20 a 30 minutos até ficarem ligeiramente acastanhados. A seguir, tape com uma folha de papel de alumínio.

    Reduza a temperatura do forno para 180º C e volte a colocar os peitos de peru no forno, desta vez tapados com uma folha de papel de alumínio. Não abra a porta do forno. Deixe assar durante aproximadamente 1 hora, 1 hora e meia, até os peitos de peru atingirem os 72º C no seu interior (meça com um termómetro de cozinha).

    Mesmo antes de estarem prontos, retire a folha de papel de alumínio e toste a pele na função de grelhador durante cerca de 2 minutos.

    Deixe os peitos de peru assentarem durante 15 a 20 minutos antes de os cortar em fatias e servir.

    Transfira os peitos de peru para uma travessa e decore com o alecrim fresco, a cebola cortada em quartos, o alho tostado e a romã também cortada em quartos.

     

    Feliz Natal,

    Ela

     

    receita e foto: eatwell101

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *