Peço desculpa pela precisão, mas, de facto, não são nem 21 nem 23 minutos. São apenas 22 minutos: 10 para preparar, 12 ao lume. E eu sou uma pessoa que gosta de algum rigor. Esta receita incrível que parece um prato chiquérrimo chinês é do blog Whole Kitchen Sink. E a boa notícia é que é saudável: é paleo e sem glúten, e incrivelmente deliciosa. São apenas 322 calorias. É verdade. O rigor, sempre o rigor.
Só precisa de peitos de frango sem pele cortados em pequenos cubos, óleo de sésamo, molho amino de coco, ketchup (de preferência sem açúcar), vinagre de arroz, açúcar de coco, mel, alho picado, gengibre ralado, farinha de araruta, 5 especiarias chinesas (uma mistura de anis, cravo, canela, funcho e pimenta de Sichuan, pode comprar aqui), piripíri, sal, pimenta, água e cajus.
Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 4 a 6 pessoas, espreite aqui a receita original.
Comece por misturar, numa taça média, um colher de sopa de óleo de sésamo, o molho amino de coco, o ketchup, o vinagre, o açúcar de coco, o mel, o alho, o gengibre, as 5 especiarias chinesas e o piripíri. Mexa bem e reserve.
Noutra taça, revista os peitos de frango cortados em cubos com a farinha de araruta, sal e pimenta.
Coloque uma colher de sopa de óleo de sésamo numa frigideira e junte o frango. Deixe saltear durante 1 a 2 minutos. Acrescente o molho que preparou e envolva-o com o frango. Tape a frigideira e deixe cozinhar durante cerca de 10 minutos, até o frango estar cozinhado. Pouco antes de acabar o tempo, junte uma colher de sopa de farinha de araruta com duas colheres de água, destape a frigideira e misture com o molho do frango. Junte agora os cajus e continue a misturar até o molho engrossar. Se gostar de mais espesso, junte um pouco mais de farinha de araruta dissolvida em água. Tempere com sal e pimenta.
Sirva acompanhado de brócolos, noodles ou arroz basmati. Decore com mais cajus, cebolinho e sementes de sésamo.
Uma ótima semana,
Ela
receita e foto: whole kitchen sink
Será que não há receitas, com condimentos usados na nossa casa? São sempre condimentos estranhos e que quase se tem de comprar o supermercado inteiro???
Usem condimentos que normalmente temos nas nossas casas, isso é que é de valor, aproveitar e poupar!!!
concordo!
Só p comprar os ingredientes perde-se a vontade de fazer….
Sim, estes condimentos encontram-se em supermercados biológicos e são super caros. Comprei o óleo de sésamo e o vinagre de coco e fiquei-ne por aqui…. o molho amino de coco que é um substituto do molho de soja, custava por uma garrafinha pequena cerca de 9€.
Devo ter uma despensa estranha, pois tenho todos estes condimentos e produtos em casa, só não tenho agora os peitos de frango, não há nada na receita assim tão anómalo.