Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

peitos de frango com molho de limão e mel para fazer em apenas 12 minutos

Entre trabalho, compras de presentes, decorações e preparação das refeições de Natal (sim, mesmo para o Natal em casa dos avós eu tenho de levar comida...), o mês de Dezembro é sempre caótico para mim. Chego a casa tarde, estafado e sem tempo para fazer o jantar. E, no entanto, parece que nesta época cai um espírito gourmet por cima da minha querida Família Mistério: subitamente todos querem pratos especiais, requintados e surpreendentes.

Hoje, ainda de manhã, recebi um WhatsApp do meu filho mais novo:

– Pai, o que é o jantar?

– A esta hora?! Sei lá!

– É que estamos na época do Natal, apetecia-me comer bem! Alguma coisa especial...

Eu vou repetir, para o caso de não ter percebido bem! O meu Mini-Misterioso, do alto da sua adolescência precoce, quer "alguma coisa especial"! Apetece-lhe "comer bem"!

Mas que mal fiz eu ao Mundo para viver rodeado de pequenos sósias do Ferran Adriá? 

O problema é que, depois de me irritar, pesquiso. E acabo sempre por encontrar pratos requintados e fáceis de preparar. É o caso destes fantásticos peitos de frango com molho de limão e mel, do blog Recipe Tin Eats.  Além de demorarem uns escanzelados 12 minutos a preparar, são facílimos de fazer.

Honey-Lemon-Chicken_2-680x1018.jpg

 

Tudo o que vou precisar é de peitos de frango e de um bocadinho de farinha para os cobrir. Já o molho leva manteiga, azeite, alho picado, caldo de galinha, mel, sumo de limão espremido no momento, molho de soja e duas colheres de sopa de água. Para saber a quantidade certa de cada ingrediente, consulte a receita original aqui.

Para facilitar a preparação, corte os peitos de frango na horizontal. Assim fica com bifes mais fininhos. Coloque a farinha num prato de sopa e passe os bifes temperados por lá, de forma a envolvê-los totalmente – assim, ficarão ligeiramente estaladiços depois de cozinhados. 

Coloque a manteiga com o azeite numa frigideira e frite os bifes de frango, com o lume no máximo, até ficarem bem dourados dos dois lados. Retire os bifes para um prato mas não desligue o lume. Acrescente o alho picado à gordura e deixe dourar. Deite o caldo de galinha por cima e vá mexendo, raspando bem a gurdura que se agarrou ao fundo da frigideira. Quando levantar fervura, misture o mel, o sumo de limão, o molho de soja e uma colher de chá da farinha que sobrou dissolvida em duas colheres de sopa de água. Mexa bem durante dois a três minutos até o molho engrossar.

Sirva os peitos de frango com o molho por cima e salteie uns legumes para acompanhar. Vai ver como a mistura da acidez do limão com a doçura do mel resulta lindamente. Eu disse doçura? Deve ser da época natalícia...

 

Uns óptimos peitos de frango para si onde quer que a doçura esteja,

Ele

 

receita e foto: recipe tin eats