peitos de frango recheados com ricotta e acompanhados por um incrível puré de couve-flor

    Esta receita do blog Half Baked Harvest já cheira a outono. Desde os tons aos sabores, tudo neste prato me remete para esta época que eu adoro, das castanhas e das folhas amarelas caídas no chão. Saudável e deliciosa, é acompanhada por um surpreendente puré de couve-flor que é outra maravilha. O meu querido Marido Mistério não se safa hoje de fazer esta delícia para o nosso jantar.

    Ele só precisa de queijo ricotta, gouda, tomilho fresco picado, salva fresca picada, noz-moscada em pó, sal e pimenta, peitos de frango, azeite extra virgem, chalotas cortadas ao meio, alho esmagado, cogumelos cremini cortados ao meio, manteiga com sal, vinho branco seco e sidra. Para o puré de couve-flor, precisa da propriamente dita cortada em pequenos bouquets, alho esmagado, queijo creme e manteiga com sal.

    Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 6 pessoas, espreite aqui a receita original.

    Herbed-Ricotta-Stuffed-Chicken-In-White-Wine-Pan-S

     

    Pré-aqueça o forno a 220º C e espalhe azeite numa frigideira própria para ir ao forno.

    Numa taça, misture o queijo ricotta, o gouda, uma colher de sopa de tomilho, uma colher de sopa de salva, noz-moscada e uma pitada de sal e pimenta.

    Solte ligeiramente a pele dos peitos de frango com os seus dedos.

    Coloque duas colheres de sopa da mistura de ricotta debaixo da pele de cada peito de frango.

    Pincele cada pele com azeite, tempere com uma colher de sopa de tomilho, uma colher de sopa de salva, sal e pimenta.

    Transfira os peitos de frango para a frigideira que preparou. Disponha as chalotas, o alho e os cogumelos à volta do frango. Espalhe um fio de azeite sobre os cogumelos e tempere com sal e pimenta.

    Leve ao forno durante 20 minutos até o frango ficar bem cozinhado.

    Retire do forno e transfira o frango e os cogumelos para um prato.

    Aqueça a mesma frigideira com as chalotas e o alho em lume médio. Junte a manteiga. Deixe cozinhar durante 1 a 2 minutos até a manteiga ficar acastanhada. Junte o vinho branco e a sidra. Aumente o lume para o máximo e deixe ferver durante 5 minutos, até reduzir para metade. Volte a colocar o frango e os cogumelos na frigideira e deixe cozinhar em lume brando durante cerca de 1 minuto. Depois retire do lume.

    Enquanto isso, faça o puré de couve-flor: ferva uma panela com água e junte os bouquets de couve-flor. Deixe cozer durante cerca de 10 minutos, até ficarem macios. Escorra bem.

    A seguir, misture a couve-flor cozida, o alho, o queijo creme e a manteiga no liquidificador e tempere com sal e pimenta. Misture bem, durante cerca de 1 minuto, até obter um creme macio.

    Divida o puré de couve-flor pelos pratos que vai servir, junte o frango e os cogumelos e finalize com o molho da frigideira por cima. Decore com o tomilho fresco.

     

    Um ótimo e delicioso fim de semana,

    Ela

     

    receita e foto: half baked harvest

     

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *