Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

pequeno-almoço sem farinha, leite ou manteiga para um regresso às aulas mais saudável

Época de aulas é época de gritos matinais para conseguir despachar todas as crianças desta casa a tempo de evitar faltas de atraso. A minha querida Mulher Mistério transforma-se numa verdadeira Cristina Ferreira do lar para meter tudo na ordem. E muitas vezes, no meio da confusão, é preciso improvisar umas torradas com manteiga para o pequeno-almoço.

Alto! Pára tudo! Torradas com manteiga?!

É verdade, eu confesso: não sou de ferro e, perante a pressão, a minha firmeza vira uma autêntica alforreca. Mas, este ano, estou disposto a evitar problemas dietéticos deixando pequenos-almoços rápidos, práticos e saudáveis preparados de véspera. Esta semana, vou começar com uns divinais biscoitos de limão e mirtilos do fantástico blog Love and Lemons.

Para fazer esta maravilha, não há cá farinhas refinadas, manteigas ou leite. Em compensação, temos fibras e proteínas. Só vou precisar de duas colheres de sopa de sementes de linhaça moídas e de 5 colheres de sopa de água morna para substituir dois ovos. Depois preciso de 120 g de flocos de aveia moídos em farinha, mais flocos de aveia inteiros, farinha de amêndoa, raspas de 1 limão, fermento, bicarbonato de sódio, canela, sal, manteiga de amêndoa, óleo de coco, xarope de ácer, nozes partidas e mirtilos frescos. Para saber as quantidades certas de cada ingrediente, consulte a receita original aqui.

IMG_13382-cropped.jpg

 

Primeiro, tem de tratar de fazer os ovos vegan. Não se assuste porque é fácil. Mexa a farinha de linhaça com a água quente, dentro de uma taça, e deixe engrossar durante cinco minutos. Enquanto os ovos ganham consistência, misture as farinhas de amêndoa e de aveia com os flocos de aveia inteiros, as raspas de limão, o fermento, o bicarbonato de sódio, o sal e a canela. 

Noutra taça, ligue bem os ingredientes líquidos: o óleo de coco derretido com o xarope de ácer e a manteiga de amêndoa. Acrescente os ovos de linhaça e mexa mais um pouco. Junte os ingredientes líquidos às farinhas e misture até ficar tudo transformado numa massa de biscoito. Envolva as nozes partidas e os mirtilos e já está.

Agora é só espalhar pequenos montinhos desta massa por cima de um tabuleiro forrado com uma folha de papel vegetal e levar ao forno, pré-aquecido a 180º C, durante cerca de 20 minutos, até os biscoitos ficarem tostados nas pontas.

Deixe arrefecer e guarde os biscoitos num frasco durante toda a semana. Na hora do pequeno-almoço, é só servir. Vai ver o sucesso que fazem. Nunca mais os seus filhos se lembram das torradas carregadas de manteiga. E até podem levar os biscoitos para a escola para comerem a meio da manhã.

 

Um óptimo pequeno-almoço para si onde quer que as aulas estejam,

Ele

 

receita e foto: love and lemons