pica-pau do lombo caramelizado com whisky (para esquecermos que começou hoje mais uma semana de trabalho)

    Acredite em mim, à segunda dentada já se está a rir como se estivesse a ouvir os argumentos de defesa do José Sócrates. Este maravilhoso pica-pau pode ser da vazia ou do lombo. O importante é fazer este divinal molho com whisky e açúcar mascavado que vai caramelizar a carne e animar os seus dias. 

    A receita original do site The Kitchn sugere duas colheres de sopa de whisky, mas eu estou tentado a usar dois copos para ver se animo mesmo.

    Além do whisky (a receita sugere Bourbon, mas também fica bom com Scotch ou com Irish – o importante é ter álcool), vai precisar de carne cortada em cubos (pode usar vazia ou lombo), açúcar mascavado, azeite e salsa fresca picada. Para saber as quantidades certas de cada ingrediente, consulte a receita original aqui.

    k_Photo_Series_2021-snapshot-cooking-three-ingredi

     

    Primeiro, temos de começar pelo mais importante: bata com uma vareta o açúcar mascavado com o whisky.

    Tempere a carne com flor de sal e salteie-a, numa frigideira bem quente, com um fio de azeite. Quando os cubos de pica-pau estiverem selados de todos os lados e mal passados por dentro, acrescente a mistura de whisky e açúcar e cozinhe durante mais um minuto, virando a carne para caramelizar de todos os lados. Sirva com a salsa fresca picada por cima e anime-se: já só faltam mais quatro dias de trabalho.

     

    Um óptimo pica-pau para si onde quer que o whisky esteja,

    Ele

     

    receita e foto: the kitchn

     

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *