Acredite em mim, à segunda dentada já se está a rir como se estivesse a ouvir os argumentos de defesa do José Sócrates. Este maravilhoso pica-pau pode ser da vazia ou do lombo. O importante é fazer este divinal molho com whisky e açúcar mascavado que vai caramelizar a carne e animar os seus dias.
A receita original do site The Kitchn sugere duas colheres de sopa de whisky, mas eu estou tentado a usar dois copos para ver se animo mesmo.
Além do whisky (a receita sugere Bourbon, mas também fica bom com Scotch ou com Irish – o importante é ter álcool), vai precisar de carne cortada em cubos (pode usar vazia ou lombo), açúcar mascavado, azeite e salsa fresca picada. Para saber as quantidades certas de cada ingrediente, consulte a receita original aqui.
Primeiro, temos de começar pelo mais importante: bata com uma vareta o açúcar mascavado com o whisky.
Tempere a carne com flor de sal e salteie-a, numa frigideira bem quente, com um fio de azeite. Quando os cubos de pica-pau estiverem selados de todos os lados e mal passados por dentro, acrescente a mistura de whisky e açúcar e cozinhe durante mais um minuto, virando a carne para caramelizar de todos os lados. Sirva com a salsa fresca picada por cima e anime-se: já só faltam mais quatro dias de trabalho.
Um óptimo pica-pau para si onde quer que o whisky esteja,
Ele
receita e foto: the kitchn