É como o cocktail Cuba Libre. É una mentirita! Eu anuncio à família que vou fazer uma pizza light, as crianças estrebucham, a minha querida Mulher Mistério rejubila e eu fico com a cozinha aberta para poder fazer esta maravilha.
No fundo, esta receita, do fantástico site The Kitchn, é uma mistura de molho de tomate, queijo derretido e pepperoni. Não tem a massa da pizza mas tem todas as calorias que tornam o recheio irresistível. E é a ausência da massa que me permitirá apresentar esta pizza como light. É claro que, mal a minha querida Mulher Mistério perceber que terá de molhar umas deliciosas fatias de pão nesta maravilha, todo o mito do light cairá por água abaixo. Mas aí já será tarde: a minha fabulosa piscina de queijo derretido já estará feita.
Para fazer esta maravilha, vou precisar de queijo creme à temperatura ambiente, parmesão ralado (também pode usar Queijo de São Jorge que fica divinal), mozzarella ralado, italian seasoning (que é uma mistura de especiarias secas: orégãos, manjericão, alecrim, salsa, tomilho e alho em pó), molho para pizza ou molho marinara e pepperoni laminado. Para saber as quantidades certas de cada ingrediente, consulte a receita original aqui.
Agora, convém despachar-me antes que Ela perceba o que estou a preparar. Felizmente, a receita é rápida: misture o queijo creme com os temperos italianos e espalhe tudo pelo fundo de um prato de tarte que possa ir ao forno. Coloque metade dos queijos ralados por cima. A seguir, faça uma camada com o molho para pizza e finalize com outra camada com o resto dos queijos ralados. Termine com as rodelas de pepperoni por cima.
Leve ao forno, pré-aquecido a 180 ºC, durante cerca de 20 minutos. Deixe assentar 5 minutos, depois de tirar do forno, e sirva com umas tostas ou umas fatias de pão alentejano a acompanhar. Abra uma fantástica garrafa de vinho tinto e tem um fabuloso jantar de sexta-feira.
Uma óptima pizza para si onde quer que a base esteja,
Ele
receita e foto: the kitchn