podcast: a alheira foi inventada pelos judeus para fugir à inquisição?

    Durante a perseguição aos judeus em Portugal, entre os séculos XV e XVI, uma pequena comunidade em Mirandela decidiu começar a fumar tripas cheias de carnes de aves para fingir que eram chouriços de porco. Foi a forma de enganarem a Inquisição fazendo-se passar por cristãos. Mas será mesmo verdade que a alheira foi inventada assim? Esta semana contamos a história da alheira e da influência dos judeus na cozinha portuguesa, no novo episódio do podcast Favas Contadas. Se quiser ouvir toda a história do enchido mais famoso de Portugal, então só precisa de carregar no play aqui em baixo.

     

     

    A história da invenção dos judeus para fugirem das perseguições movidas pelos cristãos em Portugal é defendida por vários historiadores, mas outros levantam algumas dúvidas. Por exemplo, como é que a Inquisição não percebeu a diferença de cores evidente entre a alheira e o chouriço? Ou então como se explicam os registos de consumo de enchidos semelhantes a alheira antes da Inquisição? Ou ainda: porque é que não foram cristãos a inventar a alheira simplesmente para conservar as carnes de aves? É para responder a estas e outras perguntas que estamos aqui esta semana como o novo episódio do nosso podcast.

    Favas Contadas

    Além da história de como a alheira foi inventada, falamos ainda da passagem dos judeus pela Península Ibérica e da importância que tiveram para a cozinha portuguesa. Tudo isto para ouvir no carro, em casa ou até no banho. Só precisa de ir a uma das plataformas de podcast disponíveis e procurar por Favas Contadas, o podcast do Casal Mistério. E ainda pode seguir o programa na Apple PodcastsSpotifyYouTubeCastBox ou no Google Podcasts. Todas as terças-feiras, a partir das 7h da manhã, contamos uma nova história sobre a origem da comida. E até damos algumas dicas úteis sobre como cozinhar os alimentos de que falamos. Por exemplo, sabe como fritar uma alheira com pele sem a deixar rebentar? É ouvir o nosso podcast desta semana.

     

    Uma óptima alheira para si onde quer que esteja,

    Ele

     

    fotos: d.r.

     

     

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *