A Rainha Isabel II morreu há dois anos, mas foi coroada há 71. Conheça a história atribulada do seu banquete de coroação e saiba porque foi servido um frango cozido frio aos altos convidados internacionais – o famoso Coronation Chicken. Se quiser conhecer toda a história do banquete quase caótico da coroação da Rainha de Inglaterra, então carregue no play aqui em baixo e oiça o último episódio do podcas Favas Contadas.
Faz hoje dois anos da morte de Isabel II, mas no episódio desta semana do Favas Contadas vamos contar a história do seu Banquete de Coroação, em 1953. Num ano em que o Reino Unido ainda estava a sair de uma crise profunda na sequência da II Guerra Mundial, havia vários alimentos racionados. Por exemplo, o açúcar, a manteiga, o queijo, a margarina e a própria carne só existiam em doses muito controladas pelo estado. E a Rainha de Inglaterra queria dar o exemplo. Por isso, organizou-se um banquete bastante contido. Se quiser conhecer mais detalhes do banquete, então carregue na Galeria aqui em baixo.
A receita de última hora
Por outro lado, a comissão de organização das cerimónias de Coroação da Rainha Isabel II falhou ao prever quantas pessoas estariam em Londres no dia da cerimónia. Quando chegou o momento de contratar uma empresa que fornecesse o catering, não havia ninguém disponível. A solução surgiu apenas a poucos dias do evento, graças a uma florista que inventou uma receita de última hora. Ainda hoje essa receita é uma das mais famosas do país. Mas o melhor é ouvir toda a história do banquete de coroação. Para isso, só precisa de procurar o Favas Contadas em qualquer uma das plataformas de podcast disponíveis em Portugal: Apple Podcasts, Spotify, YouTube ou CastBox. E seguir o podcast, porque topdas as semanas contamos uma nova história sobre a origem da comida.
Uma óptima coroação para si onde quer que esteja,
Ele
fotos: d.r.