Eu sei que a pergunta do título é gigante, mas eu estou tão entusiasmado que tenho muita informação para partilhar. Um doce de morango caseiro, feito com os morangos biológicos e saborosos comprados na praça, já seria uma grande receita. Sem açúcares artificiais melhor ainda. Pronto em apenas 20 minutos é quase a loucura. E então com sementes de chia, o que lhe dá uma textura de uma gelatina quase líquida e cremosa, é o sonho de qualquer conterrâneo do Salvador Sobral.
A receita divinal é do fantástico blog The Roasted Root e resume-se a seis simples ingredientes: morangos frescos e cortados em pedaços, sementes de chia, xarope de ácer (ou outro adoçante natural como mel), sumo de limão espremido no momento, canela em pó e extracto de baunilha. Para saber as quantidades certas de cada ingrediente, consulte aqui a receita original.
O mais importante desta receita é escolher uns morangos bem frescos e saborosos. Se conseguir isso, é como o código postal: tem meio caminho andado para um doce divinal. Tudo o resto é facílimo. Junte os morangos com o xarope de ácer e o sumo de limão numa panela tapada, com o lume médio-alto. Mal levantar fervura, reduza o lume e destape a panela. Continue a cozinhar a fruta enquanto mexe durante cerca de 10 minutos.
Quando os morangos estiverem bem moles, esmague-os com a ajuda de uma colher grande ou de um calçador de batata – quanto mais esmagar a fruta, mais líquido ficará o doce. Acrescente as sementes de chia e misture bem enquanto cozinha tudo durante mais cerca de oito minutos. Retire do lume e deixe arrefecer ligeiramente. Para acabar, acrescente o extracto de baunilha, a canela e a flor de sal a gosto. Mexa tudo e guarde no frigorífico quando estiver completamente frio.
Por cima de umas panquecas ou de uma torrada, fica absolutamente delicioso – e saudável, e dietético.
Leia ainda:
- Compota de frutos vermelhos só com 3 ingredientes
- Panquecas saudáveis para fazer em 5 minutos
- Scones de queijo de cabra com alecrim
Um óptimo doce para si onde quer que o açúcar esteja,
Ele
receita e foto: the roasted root
Olá Casal Mistério, descobri agora o vosso blog e estou a gostar muito das vossas receitas, mas tenho uma dúvida em relação a esta, onde arranjo maple syrup?
Obrigada
Olá, Cláudia
Muito obrigado pela sua simpatia. Hoje em dia, já consegue encontrar o xarope de ácer com alguma facilidade, tanto nos grandes supermercados como no Celeiro. Se não conseguir encontrar, pode sempre substituir por geleia de agave ou mel.
Esperamos que goste!
Obrigado e bom fim-de-semana,
Ele
Obrigada, fiz com mel 😉