Porque os ovos não deviam ser cozidos. Um ovo, para ficar perfeito, deve ser cozinhado ao vapor. E acabou. Não tenho mais nada para dizer. Adeus e até amanhã.
Nãaaaaaaa. Não pense que se livra de mim tão cedo. Primeiro, é preciso perorar um pouco sobre os benefícios do delicado vapor – e as desvantagens da abrutalhada cozedura. É como comparar a Maria João Bastos com o Pedro Boucherie Mendes. Não dá. E com o ovo passa-se a mesma coisa: a Maria João Bastos é o vapor e o Boucherie Mendes a cozedura. Não vale a pena perguntar qual dos dois é mais simpático, pois não?
Segundo o omnipotente Huffington Post, há vários motivos para optar pelo vapor. Em primeiro lugar, o facto de os ovos serem colocados numa rede, e não directamente na panela, torna mais improvável que a casca estale. Depois, o vapor vai cozê-los uniformemente e não os vai deixar a saltitar pela panela com as bolhas da água.
O método é simples: coloque dois centímetros de água numa panela e deixe levantar fervura. Ponha uma rede com os ovos lá dentro, sem os deixar tocar na água, e tape a panela. Ao fim de 6 minutos, estão com a clara cozida e a gema líquida. Ao fim de 11 minutos, está tudo cozido. Retire os ovos e mergulhe-os directamente em água com gelo: é o truque para tirar a casca rapidamente.
Ah, e tal, este Ele só arranja soluções complicadas: quem é que tem uma rede em casa para cozinhar os ovos ao vapor?! Não seja por isso. Se o vapor não lhe agrada, arranja-se já outra solução: coloque os ovos dentro de uma panela e cubra-os com água, deixando-os dois centímetros abaixo da superfície. Ligue o lume. Quando levantar fervura, desligue e tape a panela. Deixe-os assim durante 13 minutos. Nem um segundo a mais. A chef Anne Burrell garante que esta é a melhor técnica de cozedura que a Humanidade já conheceu.
Agora é escolher. Qual dos dois prefere? Eu cá escolho o vapor – e a Maria João Bastos, claro.
Um bom ovo cozido para si onde quer que esteja,
Ele
fotos: huffington post
descobre-se cada coisa!!! tenho um … coisinho de bambu que me trouxeram de Macau para cozinhar a vapor (usava para os bróculos antes do de silicone que vai ao microondas) Vou experimentar, só para dizer que faço bem LOL
Eu opto pela 2ª, mas só deixo 5-6m
Mais do que isso é temos um Boucherie.
Então as vantagens de cozinhar a vapor são:
Não partir a casca, visto que vamos comer o ovo cozido com casca, e por esse motivo é muito importante que a casca se mantenha intacta.
Cozedura uniforme, porque normalmente o ovo ao ser cozido fica com a parte superior crua e a parte inferior muito cozida.
O mundo está realmente cheio de gente aborrecida com a vida e sem nada que fazer com o seu tempo e a sua energia.
Acima está um bom exemplo.
E porque não cozer o ovo no topo de um vulcão ?… Isso é que é natural… organiza-se a viagem, tira-se os passaportes, marca-se o vôo, fala-se com o vizinho para tomar conta do gato… e assim se passa o tempo e se obtem um belo e original… ovo cozido!
Ideal para quem não tem vida nem nada para fazer!
A Maria João Bastos sai é mais cara 🙂
Tres tristes tigres! Dizem ser dois…
Não percebi a razão para comparar a Maria João Bastos com o Pedro Boucherie. Não tem cabimento.
Se tivesse cabimento, não tinha piada…