Sim, eu sei… Estamos em junho e nesta altura é suposto partilharmos receitas leves, frescas e com muitas frutas da época. Mas infelizmente ou felizmente descobri este bolo de maçã, com um interior cremoso e húmido, coberto por uma camada crocante e dourada, que é praticamente a perfeição em forma de sobremesa. Sendo assim, já não parece tão escandaloso ligar o forno nesta altura, pois não?
Aliás, esta receita, do blog Brown Eyed Baker, apareceu-me na timeline durante a minha maratona de scroll noturno (confesso: andava à procura de uma sobremesa irresistível para um jantar de amigos). E o resultado? Este bolo de maçã rústico, com ar de café parisiense, que é muito mais fácil de fazer do que parece. Dica: Não salte a parte do micro-ondas! Aquilo faz magia às maçãs.
Assim, para fazer esta receita, precisa de comprar os seguintes ingredientes: 4 maçãs Granny Smith grandes descascadas, descaroçadas e cortadas em fatias fininhas (cerca de 3 mm), 1 colher de sopa de Calvados (ou outro brandy de maçã ou rum branco), 1 colher de chá de sumo de limão, farinha, açúcar, fermento em pó, sal, 1 ovo inteiro, 2 gemas, óleo vegetal, leite gordo, extrato de baunilha e açúcar em pó, para polvilhar.
Aliás, se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 10 pessoas, espreite aqui a receita original.
Preparação
Antes de mais, pré-aqueça o forno a 165º C e coloque a grelha na parte inferior do forno. A seguir, unte uma forma de aro amovível (com 23 cm de diâmetro) com spray antiaderente e coloque-a sobre um tabuleiro forrado com papel de alumínio.
Depois, disponha as fatias de maçã num prato de tarte, cubra com outro prato invertido e leve ao micro-ondas durante cerca de 3 minutos, até ficarem maleáveis e um bocadinho translúcidas. A seguir, deixe arrefecer durante 15 minutos, depois misture com o Calvados e o sumo de limão.
Prepare a massa
Entretanto, numa taça média, misture 130 g de farinha, 200 g de açúcar, o fermento e sal.
Noutra taça maior, bata o ovo inteiro com o óleo, o leite e a baunilha até obter um creme homogéneo.
Depois, junte os ingredientes secos e envolva bem (sem bater demasiado!).
Reserve 240 ml desta massa noutra taça pequena.
Entretanto, junte as duas gemas à massa principal e misture bem. Com uma espátula, envolva suavemente as maçãs arrefecidas. Deite a mistura na forma, espalhe bem e pressione ligeiramente com a espátula para nivelar.
Enquanto isso, junte as 2 colheres de sopa de farinha extra à massa que reservou e envolva. Deite esta camada por cima da base de maçã e alise novamente. Depois, polvilhe o topo com a colher de sopa de açúcar que sobrou.
Leve ao forno
Finalmente, leve ao forno durante cerca de 1h15, até o centro do bolo estar firme e o topo dourado. Faça o teste do palito (tem de sair limpo). Retire do forno e deixe arrefecer 5 minutos sobre uma grelha. Passe uma faca à volta da forma e deixe arrefecer completamente durante 2 a 3 horas.
Antes de servir, polvilhe com açúcar em pó e prepare-se para uma ovação em pé.
Quer mais uma dica? Sirva este delicioso bolo de maçã com uma bola de gelado de baunilha.
Boas receitas,
Ela
receita e foto: brown eyed baker
Se quiser ler mais receitas de bolos de maçã, carregue na galeria em baixo:
