Este fim-de-semana, temos festa mistério cá em casa. Celebramos o fim do Verão e também os anos de uma Avó Mistério. E, como a avó é fã de café, vou preparar-lhe uma surpresa para a sobremesa: um delicioso pudim de caramelo e café. A sobremesa é cremosa, aveludada e com um irresistível sabor a café. Mas o melhor de tudo é que é facílima de preparar. Tudo o que vou precisar é de 15 preciosos minutos do meu tempo. Nem um segundo a mais. Tudo o resto é tempo no forno ou no frigorífico. Trabalho, trabalho, são apenas 15 minutos.
A receita é da sempre surpreendente Sainsbury’s Magazine e leva apenas seis ingredientes: 25 g de café moído de boa qualidade, 400 ml de leite gordo, 200 ml de natas, seis ovos médios, uma colher de chá de extracto de baunilha e 100 g de açúcar mascavado. Para o caramelo, vai precisar de mais 125 g de açúcar normal. Se quiser ver a receita completa, então visite o site da Sainsbury’s Magazine aqui.
Preparação
Antes de mais nada, aqueça o leite e as natas, juntamente com o café, em lume brando. Ao mesmo tempo que aquece, vá mexendo para infusionar. Pouco antes de levantar fervura, desligue o lume e deixe apurar durante mais dez minutos.
Enquanto isso, faça o caramelo. Aqueça os 125 g de açúcar noutra panela, em lume médio, juntamente com quatro colheres de sopa de água. Deixe dissolver, inclinando a panela em círculos, em vez de misturar com uma colher. Assim que o açúcar estiver totalmente dissolvido, aumente o lume e ferva até ficar com a cor de caramelo. Rapidamente, divida o caramelo por seis mini-ramequins, rodando-os para espalhar.
Bata agora os ovos com o açúcar mascavado e o extracto de baunilha. Com a ajuda de um passador fininho, misture o creme de café de forma a que as borras fiquem de fora. Bata mais um pouco para que tudo fique bem ligado e divida pelos ramequins.
Coloque em seguida os ramequins num tabuleiro que possa ir ao forno e encha o tabuleiro com água a ferver até metade da altura dos ramequins. Leve ao forno, pré-aquecido a 150º C, durante 20 minutos.
Assim que os pudins estiverem consistentes, retire-os do banho de água e deixe arrefecer. Em seguida coloque-os no frigorífico até servir. O ideal seria pelo menos quatro horas no frio. Vire os pudins ao contrário para um prato e sirva, deixando todo o caramelo escorrer por cima. Pode ainda adicionar natas batidas no topo, mas para mim, só assim, estes pudins já são perfeitos.
Um óptimo pudim de caramelo para si onde quer que o café esteja,
Ele