Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Casal Mistério

Casal Mistério

qual a quantidade de massa ideal por pessoa

24.10.21

É um dos grandes mistérios da Humanidade que, mais uma vez, este vosso oráculo da cozinha está pronto para desvendar.

rebeca-g-sendroiu-7rjcoFTbXJI-unsplash.jpg

 

Primeiro, vamos aos números que nem sempre são práticos de contabilizar quando estamos a cozinhar. No entanto, se tiver uma balança à mão, o problema está resolvido: pese entre 60 g e 75 g de massa seca por pessoa, dependendo da fome e da largura da cintura de cada um. Com 60 g de massa seca e crua, fica bem. Com 75 g fica a rebolar.

Se estiver a usar massa fresca, os números mudam ligeiramente. E para cima. Contabilize entre 90 g e 100 g de massa fresca por pessoa. Estes são os valores recomendados por várias marcas de massa e pelo Ministério da Agricultura americano. 

Mas agora chegamos ao segundo mistério da Humanidade: e se eu não tiver uma balança à mão, como é que vou saber qual a quantidade ideal de massa a cozinhar?

115.jpeg

Fácil. Se tiver em casa uma garrafa de refrigerante de plástico, o assunto está novamente resolvido. A maioria das garrafas de plástico que compra nos supermercados têm os diâmtros dos gargalos standardizados. E são aproximadamente o tamanho onde cabe a quantidade de esparguete ideal por pessoa.

Se não tiver uma garrafa em casa, pode sempre espreitar a sua colher para escorrer esparguete. A maioria destas colheres tem um buraco no centro. E é do tamanho certo para medir a quantidade de massa para uma pessoa.

No caso da massa fresca, já terá mesmo de pesar.

 

Uma óptima massa para si onde quer que a balança esteja,

Ele

 

fotos: rebeca g. sendroiu/unsplash; d.r.